O prefeito Eduardo Pimentel (PSD) fez, na manhã desta quinta-feira (2), a primeira reunião com o novo secretariado de Curitiba. Na ocasião, o mandatário se comprometeu a buscar a diminuição da passagem de ônibus em dias úteis atravez da nova concessão do transporte coletivo.

“Um dos maiores desafios que a nossa gestão tem é a nova concessão do transporte coletivo, é trazer um novo contrato com novas tecnologias. Curitiba é – e sempre foi – referência no transporte coletivo a nível mundial. Agora nós temos que pegar essa nova janela de oportunidade e dar mais um salto”, disse em coletiva de imprensa.
O político afirmou que já iniciou as tratativas para a nova concessão. “A discussão já está sendo feita, a concessão já está sendo construída com o BNDES, com a URBS, com o IPUC, com a sociedade que vai participar das audiências públicas. E sim, nós vamos trabalhar com a nova concessão para reduzir a tarifa também, que queremos integrar linhas, queremos fortalecer a mudança da matriz do diesel para novas energias. A nossa responsabilidade principal é trazer conforto e preço justo para quem usa o transporte coletivo todo dia”, declarou.
Durante a reunião, Pimentel assinou o decreto que reduz pela metade a passagem de ônibus aos domingos e feriados e anunciou que ainda em janeiro assinará a tarifa zero para quem está desempregado na capital.
Foco dos seis primeiros meses do governo Pimentel
Segundo Pimentel, o foco nos seis primeiros meses de gestão está na discussão da gestão de resíduos, na nova concessão do transporte coletivo e a atualização do Plano Diretor de Curitiba.
Pimentel pretende criar ainda na próxima semana uma comissão para cuidar do Centro de Curitiba. “Vai envolver todas as secretarias do município e também a sociedade civil organizada que está no Centro. A Associação Comercial do Paraná, a Fecomércio, a Associação de Músicos, o Teatro Guaíra, área cultural, os representantes do comércio para que a gente possa trabalhar uma ação efetiva do Centro em todas as áreas, com planejamento e metas de curto, médio e longo prazo”, disse.
Com essa medida, Eduardo Pimentel pretende tratar da infraestrutura de calçadas, iluminação, segurança pública, gastronomia, turismo e incentivo a moradia na região.
O prefeito afirmou ainda que vai desenvolver um trabalho voltado aos cuidados com as pessoas em situação de rua, desde o acolhimento até a profissionalização para que estes consigam ser realocados no mercado de trabalho.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!