A partir de 2008, a coleta de biometria passou a ser realizada para as eleições. A princípio, este cadastro gratuito busca ajudar na segurança do voto, além de evitar a formação de fila nas seções de votação.

Eleições 2024: Quem não fez o cadastro de biometria pode votar? Entenda
A principal vantagem da biometria é a segurança das eleições (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Contudo, os eleitores que não têm a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral não serão impedidos de votar nas Eleições Municipais de 2024. Mesmo já fazendo parte das eleições desde 2008, a biometria não é obrigatória. Para consultar se há identificação biométrica cadastrada, acesse o Autoatendimento Eleitoral

Entretanto, caso o eleitor não apareça a uma convocação para revisão de eleitorado com o objetivo de coletar a biometria da população, poderá ter o título eleitoral cancelado. Uma das consequências do cancelamento do título é a impossibilidade de votar.

Por fim, a identificação no dia da eleição sem biometria cadastrada não impede que seja solicitada a confirmação da biometria. Isso porque, apesar de não ter feito o cadastro, é possível que seus dados tenham sido coletados por outros órgãos e compartilhados com a Justiça Eleitoral. Mesmo assim, é importante levar um documento com foto no dia da votação.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.