Os eleitores que deixarem de votar nas eleições, seja no primeiro ou segundo turno, devem justificar a ausência nas urnas. A falta de justificativa nesses casos ocasiona em multa.

Eleições 2024: Veja como justificar a ausência nas urnas
Quem não justificar a ausência nas urnas deve pagar multa (Foto: Divulgação/TSE)

A princípio, existem três métodos para justificar a ausência nas urnas no dia da eleição. O processo pode ser feito, na mesma data e hora da votação, pelo aplicativo e-Título, nos locais de votação, perante as mesas receptoras de votos e nas mesas receptoras de justificativa instaladas exclusivamente para essa finalidade, nos locais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e pelos cartórios eleitorais.

Por outro lado, aqueles que vão justificar apenas após a data das eleições, podem justificar pelo aplicativo ou pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos TREs. Em 2024, as justificativas podem ser cadastradas até 5 de dezembro de 2024, para ausência no 1º turno ou até 7 de janeiro de 2025, para ausência no 2º turno. Esses métodos também se aplicam para os eleitores que moram no exterior. 

Quais são as consequências de não justificar a ausência nas urnas?

Contudo, quem deixar de votar e não justificar a ausência até 30 dias após a eleição ficará em débito com a Justiça Eleitoral. Isso implica pagamento de multa.

Eleições 2024: Veja como justificar a ausência nas urnas
A justificativa pode ser feita pelo aplicativo do e-Título (Foto: Divulgação/TSE)

Além disso, aqueles que não votarem por três eleições consecutivas e não justificarem terão o título cancelado. Outras operações que são impedidas por essa atitude são a emissão de documentos, como RG e passaporte, receber salário ou proventos de função em emprego público, prestar concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizada pelo governo. 

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.