Desde a chegada de Jair Bolsonaro em 2021, o Partido Liberal (PL) se transformou em uma das legendas com maior representatividade no país. Líder entre cadeiras no Congresso Nacional, o PL deve nas Eleições 2026 novamente disputar essa liderança entre os partidos.

Deputados do PL durante sessão na Câmara dos Deputados
Deputados do PL formam a maior bancada partidária da Câmara. (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

Com a tendência de candidatura própria com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a legenda deve contar com palanques fortes em todos os estados e pretende ampliar o número atual de deputados federais e senadores.

No Senado, o PL conta atualmente com 15 senadores, um a mais que o PSD. Já na Câmara, o partido soma 87 parlamentares, sendo o segundo maior bloco da Casa, atrás apenas do grupo popularmente chamado de Centrão, formado pelo União Brasil, PP, PSD, Republicanos, MDB, Podemops e pela Federação PSDB CIDADANIA.

Como comparação, a Federação Brasil da Esperança com PT, PV e PCdoB é representada por 80 deputados.

Dentro desse cenário, independente do cenário presidencial, o PL deve seguir consolidado no próximo ciclo eleitoral, devido ao poder representativo no Congresso Nacional.

Deputados Federais do PL pelo Paraná: quem são os representantes?

O DEPUTADO FEDERAL FILIPE BARROS, DO PL DO PARANÁ, ASSUMIU HOJE A PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL.
Filipe Barros é uma das principais lideranças do PL na Câmara. (Foto: Reprodução/Facebook Filipe Barros)

Atualmente, o Paraná conta com apenas dois representantes na Câmara dos Deputados filiados ao PL: Filipe Barros e Giacobo.

Vermelho chegou a ser eleito pelo PL, mas deixou a legenda para se filiar ao PP.

Giacobo é o atual líder da Minoria no Congresso Nacional e também é presidente do PL no Paraná. Em 2026, deve buscar a reeleição como deputado federal – cargo que ocupa há seis mandatos.

Já Barros é uma das principais lideranças do PL dentro da Câmara, com proximidade da família Bolsonaro. Diferente de Giacobo, a tendência é que o deputado seja lançado na disputa ao Senado, com o apoio do governador do Paraná, Ratinho Junior.

Bancada do PL na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep)

deputado estadual ricardo arruda sentado no plenário da Alep
Ricardo Arruda é um dos parlamentares do PL na Alep. (Foto: Divulgação Alep/Assessoria Parlamentar)

Na Assembleia Legislativa do Paraná, o PL forma um bloco partidário com o Republicanos e ambos contam com sete cadeiras na Alep.

O deputado Gilson de Souza assumiu neste ano a liderança do bloco, que conta com cinco representantes do PL e dois do Republicanos:

Lideranças nacionais do PL na Câmara dos Deputados

Nikolas Ferreira
Nikolas Ferreira é deputado federal por Minas Gerais. (Foto: Instagram/nikolasferreiradm)

O PL é o principal partido de oposição no Congresso Nacional e por isso tende a ser o maior articulador desse grupo nas duas casas legislativas.

Na Câmara, o deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) assumiu a liderança da Oposição, enquanto Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) é o líder da legenda na Casa.

Além das lideranças, grande parte dos parlamentares do PL costumam ser participativos no plenário da Câmara, em especial, em falas contra o Governo Federal.

Nomes como Bia Kicis (PL-DF), Delegado Paulo Bilynskyi (PL-SP), Filipe Barros, General Girão (PL-RN), Gustavo Gayer (PL-GO), Julia Zanatta (PL-SC), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), Mario Frias (PL-SP), Mauricio Marcon (PL-RS), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Zucco (PL-RS) são alguns dos parlamentares mais atuantes da legenda.

Vale lembrar que um dos principais nomes da legenda na Câmara era Eduardo Bolsonaro, que foi cassado após decidir morar nos Estados Unidos e não comparecer mais nas sessões presenciais na Casa.

O papel do PL como maior partido de oposição no Congresso

O PL conta com 87 deputados federais e com isso tem grande participação nas principais comissões da Câmara.

Exemplo é a presença de deputados do PL dentro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara – responsável por diversas atribuições, entre elas a avaliação constitucional de projetos de lei e processos de impeachmento contra parlamentares.

Na CCJ, o PL conta com 13 parlamentares, quatro acima do União Brasil e sete do PT, PSD e PP.

Assim, mesmo quando ocorrem vitórias do Governo Federal no Congresso, os parlamentares do PL conseguem ter exposição pública por maior tempo, em especial no plenário.

Como consultar as votações e gastos dos deputados do PL?

Plenário da Câmara dos Deputados durante votação do PL da Dosimetria
Câmara dos Deputados disponibiliza gastos públicos no site da Casa. (Foto: Bruno Sprada/Câmara dos Deputados)

Os portais da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa do Paraná contam com áreas para que os eleitores possam conferir as atividades parlamentares, bem como os gastos desses políticos.

Essa transparência é fundamental para que o eleitor possa, com registro de todo o mandato, avaliar efetivamente a atuação desses parlamentares.

Câmara dos Deputados

No site da Câmara, é possível verificar as informações parlamentares de forma individualizada ou na aba de transparência da Casa.

No ícone Deputados, é possível inserir o nome do parlamentar e encontrar informações relevantes como propostas apresentadas, os gastos parlamentares e a participação nas sessões da Câmara.

Já na área Transparência ainda é possível verificar os gastos gerais da Câmara, detalhados por despesas.

Alep

No site da Alep, também é possível verificar as informações parlamentares de forma individualizada ou na aba de transparência da Casa.

No ícone Deputados, os parlamentares aparecem junto aos repectivos partidos e podem ser selecionados pelo usuário.

No espaço de cada parlamentar é possível ver informações parlamentares, como os projetos de lei apresentados.

Já na aba Transparência os gastos dos parlamentares e da Alep podem ser encontrados de forma detalhada.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.