Com a aproximação das Eleições de 2026, muitos eleitores começam a se perguntar se irão ou se já foram convocados para atuar como mesários no dia da votação. A nomeação é feita pela Justiça Eleitoral e fica sob responsabilidade dos cartórios eleitorais de cada zona, que publicam listas oficiais com os nomes dos cidadãos selecionados.

Canais oficiais: onde verificar a convocação de mesário?
As listas dos mesários convocados para trabalhar nas eleições são de responsabilidade dos cartórios eleitorais. Para saber se você foi convocado ou para obter a lista dos convocados, faça contato com o cartório eleitoral em que você está inscrito. Consulte o portal da Justiça Eleitoral, para encontrar o site ou o telefone do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado. A convocação é válida para os dois turnos das eleições.
Como a Justiça Eleitoral notifica o mesário? (WhatsApp, E-mail ou Carta)
Com o aumento de tentativas de golpe, a Justiça Eleitoral alerta para que os eleitores não cliquem em links suspeitos nem forneçam dados pessoais enviados por mensagens ou redes sociais.
Em caso de dúvida sobre a veracidade de uma convocação, a orientação é buscar os canais oficiais ou entrar em contato com a Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo formulário eletrônico ou pelos telefones 0800 648 0005 e (61) 3030-8700.
Embora os tribunais utilizem ferramentas digitais, é fundamental verificar a autenticidade das comunicações, inclusive por meio do Portal do Mesário.
Calendário de convocação: quando saem as listas para as Eleições 2026?
Os editais de convocação costumam ser publicados entre os meses de julho e agosto do ano eleitoral, como ocorre tradicionalmente nos pleitos anteriores. Apesar disso, muitos tribunais já mantêm aberto o cadastro de mesários voluntários antes desse período, permitindo que eleitores interessados se inscrevam para colaborar com o processo eleitoral.
Consulte sua situação no Portal do Mesário do TRE-PR
No Paraná, os eleitores contam com ferramentas específicas do Tribunal Regional Eleitoral do estado. A consulta pode ser feita pelo Portal do Mesário e também por meio do WhatsApp institucional do TRE-PR, pelo número (41) 3330-8500.
O tribunal ainda oferece atendimento presencial na sede, localizada na Rua João Parolin, 224, no bairro Prado Velho, em Curitiba, além da Central de Atendimento ao Eleitor, na Rua João Parolin, 55. Para esclarecimento de dúvidas, o Disque-Eleitor funciona pelo número 0800-640-8400.
Não posso trabalhar no dia da eleição: como pedir dispensa?
Caso o eleitor convocado não possa trabalhar no dia da eleição, a legislação prevê prazo para solicitação de dispensa. De acordo com o Código Eleitoral, o mesário tem até cinco dias após o recebimento da convocação para apresentar ao juiz da zona eleitoral um pedido formal de impedimento, acompanhado de documentos que comprovem a impossibilidade de comparecimento, como compromissos profissionais, problemas de saúde ou viagens.
A justificativa será analisada pela Justiça Eleitoral, que poderá aceitar ou não o pedido.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui