Um dos nomes mais competitivos do PSD nas pesquisas ao governo do Paraná, o ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca sinalizou disposição para compor como vice-governador na chapa liderada pelo deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa (Alep). A informação é do blog Politicamente. A declaração indica que Greca pode assumir um papel estratégico na sucessão do governador Ratinho Junior nas eleições de 2026.

Ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca e o deputado Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa, durante evento do Verão Maior Paraná no litoral do estado.
Ex-prefeito Rafael Greca e o deputado Alexandre Curi podem formar dobradinha nas eleições de outubro. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Embora manifeste publicamente o desejo de disputar o governo e seja visto como um nome forte dentro do partido, a possibilidade de Greca encabeçar a chapa é considerada remota no Palácio Iguaçu. Ratinho Junior já deixou clara sua preferência por Guto Silva, atual secretário das Cidades, além de manter Alexandre Curi como alternativa viável para a cabeça de chapa do PSD. Nesse cenário, Greca passou a ser avaliado como um nome de peso para a vice-governadoria.

Durante evento de posse da nova diretoria da Associação Comercial do Paraná, em Curitiba, Greca foi direto ao descartar uma candidatura ao Senado e admitir a hipótese de ser vice.

“Senado não quero. Vice pode ser. Eu não quero morar em Brasília mais. O que eu quero é servir o Paraná”, afirmou Rafael Greca, ex-prefeito de Curitiba e atual secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná.

Questionado especificamente sobre uma eventual dobradinha com Curi, foi categórico: “com certeza”. Já sobre ser vice-governador na chapa de Guto Silva, Greca disse que “pensaria”.

Apesar de permanecer filiado ao PSD, Greca reconhece que é alvo de convites de outras siglas e não descarta mudanças na janela partidária caso seu desejo de se candidatar pelo partido não seja atendido. Entre os possíveis destinos políticos, o Progressistas (PP) e o Podemos são especulados.

“Por enquanto, permaneço no PSD porque imagino que haverá um horizonte para o meu futuro”, afirmou o ex-prefeito Rafael Greca.

Com forte capital político em Curitiba, maior colégio eleitoral do estado, Greca é considerado um ativo relevante para qualquer composição majoritária. Sua disposição em aceitar a vice de Curi adiciona um novo elemento à disputa interna do PSD e pode ser decisiva na formatação da chapa governista para a eleição que se aproxima.

Nesta segunda-feira (9), Curi publicou uma foto com o ex-prefeito, dando a entender que uma parceria entre os dois está a caminho.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Sérgio Luis de Deus

Editor

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE