O governador do Paraná, Ratinho Junior, disse nesta segunda-feira (9) que deseja colaborar num projeto de país que “vire a página e pare de discutir o passado”. Ele é cotado como um dos pré-candidatos do PSD à Presidência da República. A declaração foi dada em entrevista exclusiva à Jovem Pan News, direto do Show Rural, em Cascavel, no Oeste do estado.

“O país precisa virar a página. Não dá mais para gastar tempo, energia, para discutir o passado, porque a a gente esquece de olhar para o futuro. Tem um ditado que diz quem quem planeja tem futuro, quem não planeja tem destino”, afirmou o governador Ratinho Junior.
Ratinho disse que faz parte de uma nova safra da política brasileira e quer ter a chance de exportar para o país modelo de gestão do Paraná. “Quero colaborar sim para poder virar a página e apresentar um país potência, um país moderno”.
Ele exaltou o quadro de presidenciáveis do PSD, que conta ainda com os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e citou ter uma admiração pelo ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung.
Ratinho Junior é o nome mais competitivo do PSD
Indagado sobre o seu bom desempenho nas pesquisas eleitorais, Ratinho afirmou que fica feliz por ter o seu nome cogitado, mas que “o mais importante é ter um projeto de país, e eu acho que o PSD conseguiu construir esse ambiente” e tem um projeto de país”.
Ratinho rechaçou a polarização política que resume as eleições de 2026 a poucos nomes e defendeu a apresentação de outras candidaturas.
“O Brasil não pode ficar numa discussão de apenas um ou dois nomes, até para o fortalecimento da nossa democracia. O importante é a gente ter quadros onde a população possa ouvir, ver o debate, saber quais são os projetos, para daí sim optar por aquilo que ela entende que vai ser o melhor para o Brasil”, avaliou Ratinho Junior.
Sucessão estadual
O governador Ratinho Junior afirmou que não há pressa para definir o candidato que irá apoiar para sua sucessão no Palácio Iguaçu. “Essa é uma decisão que vamos tomar lá por abril, que é quando vamos discutir também a decisão nacional. Vamos escolher uma pessoa dentro do nosso quadro que dê continuidade ao trabalho que nós fizemos, nesse modelo de gestão, e que não traga de Brasília brigas políticas para cá”, disse.
Assim como no plano nacional, o PSD tem três pré-candidatos ao governo do Paraná nas eleições de outubro: o secretário de Cidades, Guto Silva, apontando como favorito de Ratinho, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi, e o ex-prefeito de Curitiba e atual secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.