Curitiba - O RenovaBR, escola de formação e aceleradora de lideranças políticas e públicas, vai realizar uma série de agendas presenciais em diferentes regiões do país para divulgar o curso que prepara interessados em disputar cargos eletivos nas eleições de 2026. A primeira parada será em Curitiba, nesta quarta-feira (28) e quinta-feira (29).

Em um ano marcado pelo pleito, os encontros, que não são abertos ao público, ajudam também a fortalecer vínculos e acompanhar trajetórias políticas de lideranças já formadas pela organização.
A iniciativa prevê visitas a nove estados – Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Ceará, Pernambuco, Pará, Amazonas e Acre – e vai acontecer de janeiro a março.
A escolha de Curitiba para o primeiro encontro é reflexo da forte presença do RenovaBR no Paraná. Atualmente, o estado conta com 25 lideranças eleitas formadas pela organização, sendo 21 vereadores, dois prefeitos, um vice-prefeito e um deputado estadual.
Entre os nomes estão os prefeitos de Pato Branco, Géri Dutra, e de Quedas do Iguaçu, Rafael Moura; o vice-prefeito de Cascavel, Henrique Mecabô; e o deputado estadual Fábio Oliveira, de Curitiba, além de vereadores eleitos em diferentes municípios paranaenses.
Em cada cidade, o RenovaBR cumpre dois dias de agendas presenciais, incluindo encontros de integração com as lideranças já formadas pela escola, propondo um espaço qualificado de diálogo, conexão e aproximação de líderes que se encontram em diferentes estágios da trajetória política, podendo fortalecer redes regionais e reforçando seu papel como referência na qualificação e desenvolvimento educacional de lideranças comprometidas com a boa política.
Processo Seletivo 2026 do RenovaBR está com inscrições abertas
Os encontros são um espaço para divulgar o Processo Seletivo 2026 do RenovaBR, atualmente com inscrições abertas até o dia 22 de fevereiro.
Em um ano marcado pela disputa eleitoral, a organização, que desde 2018 se dedica a acelerar novos quadros políticos no país, se volta neste ano a um programa de capacitação para pessoas interessadas em disputar cargos nas eleições de 2026. As aulas da formação vão acontecer de março a junho e contam com encontros presenciais.
O processo seletivo tem início na inscrição, além de uma etapa de análise de histórico e experiência. As etapas também contam com o envio de vídeo de apresentação e por entrevistas.
Como novidade desta edição, os inscritos poderão acompanhar todas as etapas do processo por meio do portal de acompanhamento do candidato, uma plataforma exclusiva que amplia a transparência e a autonomia dos participantes.
Capacitando lideranças para os desafios da política brasileira, o RenovaBR reforça em mais um programa de formação o seu compromisso com a transparência, ética, fortalecimento democrático e uma política baseada em dados e evidências.
Em 2026, temas centrais como segurança pública, combate à corrupção e meio ambiente ganham destaque na formação. Além disso, os alunos vão aprimorar o olhar para o eleitorado brasileiro como objeto de estudos para estruturar campanhas e políticas públicas, através de uma aula ministrada por Felipe Nunes, CEO da Quaest Pesquisa, responsável pela recém lançada pesquisa Brasil no Espelho.
Mais de 3,6 mil líderes capacitados em 8 anos
A formação oferece às futuras lideranças um espaço qualificado para networking, reflexões e aprendizado, fortalecendo o repertório para atuar na política. Durante as aulas, os alunos terão contato com temas sobre planejamento de campanha, comunicação digital e processo eleitoral também.
Além disso, serão disponibilizadas sessões de mentorias individuais e monitoria, conduzidas por profissionais com ampla experiência em campanhas eleitorais, reconhecidos pela atuação em diferentes disputas e contextos políticos.
Desde sua criação, a organização, que desde 2018 se dedica a acelerar novos quadros políticos no país, já capacitou mais de 3.600 líderes, dos quais 440 foram eleitos. E, neste ano, se dedica a um programa de formação para pessoas interessadas em disputar cargos nas eleições de 2026.
Entre os ex-alunos que passaram pelo RenovaBR e conquistaram cadeiras no Congresso Nacional estão nomes como o senador Alessandro Vieira e os deputados federais Felipe Rigoni, Joênia Wapichana, Marcelo Calero, Tabata Amaral e Luiz Lima, eleitos em 2018.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!