Curitiba - O RenovaBR, escola de formação e aceleradora de lideranças políticas e públicas, vai realizar uma série de agendas presenciais em diferentes regiões do país para divulgar o curso que prepara interessados em disputar cargos eletivos nas eleições de 2026. A primeira parada será em Curitiba, nesta quarta-feira (28) e quinta-feira (29).

Participantes do curso de preparação para disputa de cargos eletivos do RenovaBR assistem workshop
Processo seletivo do RenovaBR está aberto para interessados em disputar cargos eletivos. (Foto: Giovanna Bovi/Divulgação/Renova BR)

Em um ano marcado pelo pleito, os encontros, que não são abertos ao público, ajudam também a fortalecer vínculos e acompanhar trajetórias políticas de lideranças já formadas pela organização.

A iniciativa prevê visitas a nove estados – Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Ceará, Pernambuco, Pará, Amazonas e Acre – e vai acontecer de janeiro a março.

A escolha de Curitiba para o primeiro encontro é reflexo da forte presença do RenovaBR no Paraná. Atualmente, o estado conta com 25 lideranças eleitas formadas pela organização, sendo 21 vereadores, dois prefeitos, um vice-prefeito e um deputado estadual.

Entre os nomes estão os prefeitos de Pato Branco, Géri Dutra, e de Quedas do Iguaçu, Rafael Moura; o vice-prefeito de Cascavel, Henrique Mecabô; e o deputado estadual Fábio Oliveira, de Curitiba, além de vereadores eleitos em diferentes municípios paranaenses.

Em cada cidade, o RenovaBR cumpre dois dias de agendas presenciais, incluindo encontros de integração com as lideranças já formadas pela escola, propondo um espaço qualificado de diálogo, conexão e aproximação de líderes que se encontram em diferentes estágios da trajetória política, podendo fortalecer redes regionais e reforçando seu papel como referência na qualificação e desenvolvimento educacional de lideranças comprometidas com a boa política.

Processo Seletivo 2026 do RenovaBR está com inscrições abertas

Os encontros são um espaço para divulgar o Processo Seletivo 2026 do RenovaBR, atualmente com inscrições abertas até o dia 22 de fevereiro.

Em um ano marcado pela disputa eleitoral, a organização, que desde 2018 se dedica a acelerar novos quadros políticos no país, se volta neste ano a um programa de capacitação para pessoas interessadas em disputar cargos nas eleições de 2026. As aulas da formação vão acontecer de março a junho e contam com encontros presenciais.

O processo seletivo tem início na inscrição, além de uma etapa de análise de histórico e experiência. As etapas também contam com o envio de vídeo de apresentação e por entrevistas.

Como novidade desta edição, os inscritos poderão acompanhar todas as etapas do processo por meio do portal de acompanhamento do candidato, uma plataforma exclusiva que amplia a transparência e a autonomia dos participantes.

Capacitando lideranças para os desafios da política brasileira, o RenovaBR reforça em mais um programa de formação o seu compromisso com a transparência, ética, fortalecimento democrático e uma política baseada em dados e evidências.

Em 2026, temas centrais como segurança pública, combate à corrupção e meio ambiente ganham destaque na formação. Além disso, os alunos vão aprimorar o olhar para o eleitorado brasileiro como objeto de estudos para estruturar campanhas e políticas públicas, através de uma aula ministrada por Felipe Nunes, CEO da Quaest Pesquisa, responsável pela recém lançada pesquisa Brasil no Espelho.

Mais de 3,6 mil líderes capacitados em 8 anos

A formação oferece às futuras lideranças um espaço qualificado para networking, reflexões e aprendizado, fortalecendo o repertório para atuar na política. Durante as aulas, os alunos terão contato com temas sobre planejamento de campanha, comunicação digital e processo eleitoral também.

Além disso, serão disponibilizadas sessões de mentorias individuais e monitoria, conduzidas por profissionais com ampla experiência em campanhas eleitorais, reconhecidos pela atuação em diferentes disputas e contextos políticos.

Desde sua criação, a organização, que desde 2018 se dedica a acelerar novos quadros políticos no país, já capacitou mais de 3.600 líderes, dos quais 440 foram eleitos. E, neste ano, se dedica a um programa de formação para pessoas interessadas em disputar cargos nas eleições de 2026.

Entre os ex-alunos que passaram pelo RenovaBR e conquistaram cadeiras no Congresso Nacional estão nomes como o senador Alessandro Vieira e os deputados federais Felipe Rigoni, Joênia Wapichana, Marcelo Calero, Tabata Amaral e Luiz Lima, eleitos em 2018.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Sérgio Luis de Deus

Editor

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE