O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vai mesmo disputar a reeleição neste ano e dar palanque ao senador Flávio Bolsonaro (PL) na corrida presidencial. “Vamos entrar muito forte [ na campanha]”, disse. A certeza sobre o rumo político veio nesta quinta-feira (29), após a visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro na Papudinha, em Brasília, e após as últimas movimentações de partidos do Centrão no sentido de apoiar Flávio.

Governador Tarcísio de Freitas dá entrevista após visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro na prisão
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, visitou o ex-presidente Jair Bolsonaro na prisão nesta quinta-feira (29)(Foto: Reprodução/CNN Brasil)

“A gente conversa sobre isso desde 2023, que meu interesse é ficar em São Paulo. Não há nenhuma controvérsia. A gente sempre se preocupou com a palavra legado e a gente vai trabalhar para construir esse legado”, disse o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ao sair da visita na Papudinha.

É o primeiro encontro entre os dois após a prisão de Bolsonaro. A visita tinha sido autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na quinta-feira passada (22). Tarcísio optou por cancelar o encontro após avaliar que a conversa poderia servir para pressioná-lo a apoiar de forma mais explícita a candidatura de Flávio.

Na terça-feira (27), Tarcísio disse que não seria candidato à Presidência “nem se Bolsonaro pedisse”. O governador de São Paulo afirmou que estará na campanha de Flávio Bolsonaro ao Planalto. “Vamos entrar muito forte, muito unidos, agregando pessoas, mais gente, falando de projeto para o país e de questões importantes para resolver a questão fiscal”, disse Tarcísio, que estava acompanhado do ex-vereador Carlos Bolsonaro.

Pré-candidatura de Caiado no PSD

Tarcísio afirmou ainda que conversou com o ex-presidente sobre a pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para o PSD. Segundo o governador de São Paulo, Bolsonaro avalia que ele soma à disputa. “O presidente elogiou Caiado. Tem apreço por ele. A gente entende que é uma candidatura que soma com o projeto, que no fim estará junto contra o PT”, disse.

A saída de Caiado do União Brasil abriu caminho para o partido, junto do PP, com quem forma uma federação, apoiar a candidatura do filho mais velho de Jair Bolsonaro.

Companhia de Carlos Bolsonaro

O ex-vereador Carlos Bolsonaro acompanhou Tarcísio durante a visita. Na véspera, ambos almoçaram juntos. Há duas semanas, Carlos tinha ironizado um discurso da primeira-dama de São Paulo, Cristiane de Freitas, no qual afirmou que o Brasil “precisa de um novo CEO”, em referência direta a uma possível candidatura presidencial do marido.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Sérgio Luis de Deus

Editor

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE