O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) está sob nova direção. O desembargador Luciano Carrasco Falavinha de Souza assumiu a presidência da Corte nesta sexta-feira (6), substituindo o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, que comandou o órgão durante o período de 2024 a 2025. Na posse, segundo informou o Portal Banda B, Carrasco prometeu combater o uso de inteligência artificial (IA) nas eleições para criar vídeos falsos.

“Nós estamos com um programa avançado de Inteligência Artificial contra Inteligência Artificial. Esse é o mecanismo, é um software, que será entregue aos juízes para auxílio nas ações que virão ao TRE, seja no aspecto jurídico, para punição e retirada de conteúdos, seja no aspecto até cultural, de educação, para que o povo tenha acesso no TRE à informação verdadeira”, disse o presidente do TRE-PR, Luciano Carrasco Falavinha.
O temor é que a eleição deste ano tenha uma quantidade maior de vídeos gerados por IA, os chamados “deep fakes”. As ferramentas modernas e disponíveis ao público já permitem gerar imagens praticamente reais de outras pessoas, imitando a aparência e a voz.
O novo presidente convocou os paranaenses a ajudar o TRE-PR no combate a esse tipo de conteúdo e às fake news, por meio da ferramenta Gralha Confere, criada pelo tribunal para investigar se um conteúdo é verdadeiro ou falso. E também, que os cidadãos não compartilhem informações duvidosas.
“Não repasse mensagem que você não sabe a procedência. Não acredite nela piamente, sem antes verificar o que é correto e o que é incorreto. Esse é o primeiro passo para que isso acabe. O maior problema da informação falsa é que ela vira verdade, porque é replicada rapidamente, em diversos canais, sem que você tenha controle do que tá sendo dito de verdade. A Terra não é plana”, ironizou o presidente do TRE-PR, Luciano Carrasco Falavinha.
O novo presidente também destacou que o TRE-PR fará um esforço para que mais paranaenses regularizem seus títulos de eleitor e votem nas eleições deste ano, que serão realizadas em outubro. No dia 4, será realizado o primeiro turno e, caso seja necessário, o segundo turno ocorre no dia 28. O prazo máximo para acertar as contas com a Justiça Eleitoral e poder votar este ano é o dia 6 de maio. E ele recomendou que os eleitores não deixem para a última hora.
TRE-PR prepara campanha para atrair mesários
Carrasco também destacou que haverá uma campanha para ampliar o número de mesários voluntários, pois existe, historicamente, uma falta de pessoal para trabalhar nos dias de eleições. Ele destacou os benefícios dados para quem auxilia o trabalho eleitoral: dois dias de folga por dia trabalhado, vale para alimentação e isenção de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais.
Em 2026, os brasileiros vão às urnas para eleger presidente, governadores, dois senadores por Estado e deputados federais e estaduais. Segundo os dados do TRE, o Paraná tem o quinto maior eleitorado do Brasil, com 8.411.481 de pessoas aptas a votar.
A grande quantidade de votos que cada eleitor tem que fazer (seis no primeiro turno) será alvo de um treinamento específico por parte da Justiça Eleitoral, para evitar a formação de filas nos locais de votação.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR.