Curitiba - A 2ª Edição do Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar) foi encerrada nesta quarta-feira (30) com os gestores públicos tendo novas ideias para fortalecerem os respectivos municípios. O evento foi realizado na Up Experience, na Universidade Positivo, em Curitiba.

O evento organizado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) contou com a presença de cerca de 200 prefeitos de estados como Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso.
“Isso mostra que estamos todos conectados, querendo mudar a vida das pessoas, ser mais eficiente e mais veloz para levar a qualidade de vida que o povo tanto precisa”, explica o presidente da AMP, Marcel Micheletto a repórter da RICtv Anne Beckhauser.
Essa expectativa foi compartilhada por alguns prefeitos presentes no evento, como o chefe do executivo de General Carneiro, Joel Ferreira (PSD).
“A gente tem o IDH baixo e descobriu vários programas que a gente vai chegar lá e fazer o levantamento, ver se estamos participando, se não estivermos, vamos correr para que isso aconteça. Estávamos vendo também políticas direcionadas ao idoso”, analisa Ferreira.
Representando o Governo do Paraná no último dia de evento, a secretária estadual da Mulher, Leandre Dal Ponte, avaliou a importância da troca de informações entre os agentes públicos.
“Foi uma grande oportunidade para que a gente pudesse compartilhar com prefeitas e prefeitos, além de outras lideranças aqui presentes, as políticas que o Governo do Estado está implementando e como elas podem chegar nas cidades e mudar vidas”, analisa Dal Ponte.
Troca da presidência da Associação dos Municípios do Paraná (AMP)

O evento também marcou a troca de presidência da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Edimar Santos, que também atua como secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios), deixa o cargo. Marcel Micheletto, prefeito de Assis Chateaubriand, assume o posto.
“Nós temos agora uma questão muito latente que é a reforma tributária. Vamos fazer um estudo profundo para juntamente com a nossa confederação nacional dos municípios para que eles (municípios) não sejam penalizados e sim fortalecidos”, revelou Micheletto ao ser questionado sobre as prioridades na gestão.
Governador do Paraná marcou presença nos debates

O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), participou na última terça-feira (29) do Emupar em Curitiba e destacou a importância de uma reunião direta com os municípios.
“As pessoas não moram no estado, moram nas cidades […] quando nós assumimos o governo, nós fizemos um grande trabalho junto com os prefeitos e prefeitas de, justamente, descentralizar o recurso do Estado, que é levar lá na ponta. Então nós criamos uma série de programas importantes que hoje estão viabilizados, estão acontecendo em todo o Paraná, não é à toa que o Paraná hoje tem o maior programa de urbanização da América do Sul”, pontuou o governador.
O governador do Paraná também agradeceu aos prefeitos pela presença no evento e citou a sensação de estar “caminhando para a reta final do mandato”.
“Junto com Darci Piana, é uma dupla que tem dado certo nos estado do Paraná e a gente está muito motivado […] A gente tem deixado muita coisa preparada para o futuro, para aqueles que vão continuar tocando o estado”, finalizou.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui