O prefeito Beto Lunitti (PSD), de Toledo, no Oeste do Paraná, concedeu uma entrevista exclusiva ao Grupo Ric nesta terça-feira (10). O atual chefe do executivo avaliou os últimos quatro anos à frente da prefeitura e fez um balanço do seu mandato que se encerra no dia 31 de dezembro.

De acordo com Lunitti, a proposta da sua gestão foi colocar as pessoas no centro das decisões tomadas pela prefeitura e que a cidade atingiu um desenvolvimento econômico.
“Estou muito feliz porque é uma gestão avaliada, premiada, fomos eleitos como um dos melhores gestores do Brasil, o primeiro no Paraná para cidades acima de 100 mil habitantes, e isso qualifica a gestão não só pela figura do prefeito, mas pelo vice e por todos aqueles que compõem o governo junto com os servidores públicos. A proposta nossa foi uma proposta qualificada de incursão das pessoas no centro das decisões que tomamos e somos bem avaliados. Hoje, Toledo tem a régua alta pela população”, disse Lunitti.
Além disso, o atual prefeito destacou que a cidade evoluiu muito na questão da produção de proteína animal, que é considerada o “pai e a mãe da economia”. Binatti reforçou também que o projeto de desburocratização na abertura de empresas ajudou a fortalecer a economia local.
“Criamos mecanismos também com os setores produtivos, instituições, de nós discutirmos a velocidade, por exemplo, das ações de governo atendendo às demandas da empresa. Por isso, junto com o Sebrae, consolidamos uma lei específica que olhou para dentro das empresas, sobre o ponto de vista dos quinais, e reduzimos a questão do risco, tornando baixo o risco 777 quinais, o que possibilita agora um empreendedor, seja ele micro-empreendedor ou empresário de pequeno médio porte abrir a sua empresa em minutos ou talvez horas em decorrência dessa desburocratização. E por conta disso também, conjugado com isso, criamos a lei Toledo é Mais Negócio, que desburocratizou a participação do município no fomento à economia de serviços, de indústrias e de setores econômicos”, explicou.
Processo de transição de cargo de prefeito em Toledo
Outro ponto abordado por Beto Binatti durante a entrevista foi a transição do cargo com o prefeito eleito, Mário Costenaro (Republicanos), que assume o cargo no dia 1º de janeiro de 2025. O atual chefe do executivo municipal garantiu que o processo está sendo feito com transparência e que está entregando o município organizado.
“Vamos entregar um município organizado, com as contas em dia, com superávit e com dinheiro em caixa. Para quê? Para que o futuro prefeito possa pegar o controle desse município e levar adiante. Meu interesse nesse modelo de transição, que mandei uma nova lei para a Câmara, é exatamente isso. Servir de uma proposta transformadora e de referência para o Brasil, como somos em muitas coisas em Toledo, para que a gente possa melhorar e avançar o modelo de política no Brasil, que é fazer aquilo que não traz desconforto à população. A transição que estamos fazendo não vai oferecer nenhum sobressalto para o futuro prefeito. Por quê? Porque ele estará, e já está, em parte do que já andou até aqui, informado daquilo que serão os passos iniciais da sua gestão”, afirmou.
Próximos passos na política
O prefeito de Toledo colocou seu nome à disposição para concorrer ao cargo de deputado estadual nas eleições de 2026 e, que, esse é o seu novo desafio a partir do dia 1º de janeiro de 2025.
Nós entregamos a prefeitura em 31 de dezembro e a partir de janeiro já estaremos numa jornada diferente, porque compreendo que o Oeste do Paraná, que o estado, especialmente Toledo, precisa resgatar uma cadeira na Assembleia Legislativa e vou trabalhar na perspectiva de uma pré-candidatura a deputado estadual. Então, esta é uma jornada que nos impõe o futuro e que eu gosto e que estou preparado para este novo desafio para contribuir com o Paraná, com o Oeste e especialmente com Toledo”, finalizou.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui