Na tarde desta segunda-feira (19), o Portal RIC Mais fez a primeira entrevista com os candidatos à Prefeitura de Curitiba. O sabatinado foi o candidato João Arruda (MDB). A ordem foi definida por sorteio.
O ex-deputado federal João Arruda (MDB) disse que o atual prefeito, Rafael Greca (DEM), que é candidato a reeleição, “não sabe governar”.
Arruda e Greca trabalham juntos na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). O atual prefeito de Curitiba comandou a estatal entre 2007 e 2010, durante o governo de Roberto Requião, tio de Arruda.
Nas eleições de municipais de 2012, Greca concorreu à prefeitura de Curitiba pelo MDB, ficando em quarto lugar, com 101.866 votos (10,45%).
Questionado sobre o período Arruda disse que viu dificuldades na gestão de Greca na Cohapar. “Eu trabalhei com ele. Ele [Greca] não conhecia o processo administrativo. O Rafael não sabia o que era uma licitação. O governador na época teve que colocar dois interventores lá para não ter desgaste político”, disse.
Na opinião de Arruda, o Greca já deu a contribuição como prefeito. “Ele já fez algumas coisas legais na cidade. Mas está na hora de oxigenar a administração. Dar espaço para outros. Ele já foi prefeito por dois mandatos. Vocês acham que ele vai fazer algo diferente em um terceiro mandato? Acho que não. Acho que já passou o tempo”.
A entrevista foi conduzida pelo jornalista Marc Sousa e pelo colunista político Jeulliano Pedroso. A série de entrevistas segue até o dia 10 de novembro.
Prefeito de Curitiba
João Arruda (MDB) disse quer ser prefeito de Curitiba para fazer a transição da capital paranaense do presente para o futuro. “A última gestão, infelizmente, trabalhou visando a reeleição do prefeito. Não existe um projeto inovador. Que prepare a Grande Curitiba, com centros comunitários que possam dar mais autonomia para os bairros da cidade, sem depender tanto do Centro. Criar uma integração maior entre os bairros e a região metropolitana. Hoje não existe uma política de planejamento que pense no futuro da nossa cidade”, disse.