O ex-deputado estadual Luiz Accorsi morreu na madrugada desta segunda-feira (24), em Porto Rico, no noroeste do Paraná. Accorsi, que era médico pediatra, tinha 75 anos e exerceu cinco mandatos seguidas na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), entre 1995 e 2014. O presidente da casa, deputado Alexandre Curi (PSD), decretou luto oficial de três dias em razão da morte.

De acordo com a Alep, o ex-deputado foi autor de mais de 150 projetos de lei. A Assembleia destaca cinco destas propostas que viraram leis importantes para o o estado:
- A que institui o fundo de apoio à geração de emprego e renda no Estado;
- A que dispõe sobre a implementação de medidas necessárias à prevenção e ao tratamento de câncer de mama e ginecológico;
- A que autoriza o Poder Executivo a conceder incentivos fiscais às empresas privadas que contratarem pessoas portadoras de deficiência física;
- A que proíbe a venda de cigarros a menores de 18 anos nos estabelecimentos comerciais do Paraná;
- A que dispõe sobre a obrigatoriedade de veiculação de programas de informação e prevenção da Aids para alunos de 1º e 2º graus nos estabelecimentos de ensino estaduais.
Além disso, a Alep lembra que Accorsi presidiu a Comissão de Saúde Pública da Casa e a CPI dos Medicamentos, instalada em 2001. Atualmente ele trabalhava como coordenador regional da Casa Civil na Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar).
Ex-deputado era médico pediatra
Luiz Roberto Accorsi Motta nasceu em Ariranha, pequena cidade do interior paulista. Veio então para o Paraná para estudar e se formou em Medicina em 1975 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em seguida, se especializou em Pediatria e Neonatologia, também pela UFPR. Accorsi também foi membro da Associação Médica do Paraná e da Sociedade Brasileira de Pediatria.
De 1977 a 1984 clinicou em Loanda, no interior do Paraná. Depois retornou à Curitiba e radicou-se em Santa Felicidade, onde desenvolveu um trabalho voltado ao atendimento de crianças e idosos.
Em 1991 foi eleito para a Câmara Municipal de Curitiba, onde presidiu a Comissão de Educação, Cultura, Bem-Estar Social e Ecologia e a Comissão Especial de Saúde.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!