Entre os agentes paranaenses que figuram na lista de contas irregulares do Tribunal de Contas da União divulgada nesta terça-feira (24/6) há ex-prefeitos e gestores de segundo ou terceiro escalão das administrações públicas, com contas julgadas entre 2006 e 2012. São 206 nomes paranaenses entre 6.603 agentes públicos de todo o Brasil.

Júlio Cezar Salomão e Luiz Roberto Kuenzer Bond são os paranaenses com mais processos considerados irregulares pelo TCU. Cada um deles, aparece com sete processos. Salomão foi gestor da Unidade Gestora do Fundo Paraná, ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no governo Roberto Requião.

Outros dois – Maria de Lourdes Pereira e Osmar Foggiato – aparecem com seis processos irregulares na lista do TCU. E cinco – Arlindo Troiani, Frederico Wiltemburg, João Dirceu Nazzari, Laércio Barriquelo e Valdecir Aparecido Polettini – tiveram quatro casos irregulares cada um.

O ex-prefeito de Matinhos, Alcindino Duarte, teve uma tomada de contas do Ministério de Desenvolvimento Social considerada irregular pelo TCU em 2007. Já o ex-prefeito de Ponta Grossa e ex-deputado estadual Jocelito Canto aparece na lista com contas irregulares envolvendo o Ministério da Cultura.

O ex-prefeito de Guarapuava, Vítor Hugo Burko, por sua vez, consta na lista por contas envolvendo o Ministério das Cidades. Dobrandino da Silva, ex-prefeito de Foz do Iguaçu, está listado em contas do Fundo da Saúde.

Na lista também aparece o ex-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Moreira Júnior, que foi candidato à prefeitura de Curitiba pelo PMDB, em 2008. Moreira Júnior aparece em uma conta considerada irregular da UFPR, em 2007.

Outro nome que figura no relatório do TCU é do ex-diretor do Hospital de Clínicas do Paraná, Giovanni Loddo.

A lista do TCU não impede que os citados concorram a cargos públicos, mas serve de base para a Justiça Eleitoral abrir processos e para partidos ou o Ministério Público embasarem pedidos de impugnação de candidatura.

Os dados estão disponíveis para consulta no site do TCU. Clique aqui para ver a lista completa.