O ex-presidente Lula participa nesta sexta-feira (18), do evento de filiação do ex-governador e ex-senador Roberto Requião ao Partido dos Trabalhadores (PT). Essa é a primeira vez que Lula visita Curitiba desde de novembro de 2019, quando foi solto da prisão da sede da Polícia Federal, onde ficou detido por aproximadamente um ano e meio.

O evento organizado pelo PT acontece em um auditório da Universidade Positivo, no bairro do Campo Comprido, e reúne, pelas estimativas do partido, cerca de 2 mil apoiadores do ex-presidente.

Pela programação oficial divulgada pelo PT, o evento deveria ter começado às 18 horas, mas estava bastante atrasado. Desde o início da tarde, admiradores de Lula e grupos contrários ao ex-presidente se provocavam em frente à universidade, e algumas pequenas confusões foram registradas. Em uma delas, já no início da noite, um caminhão de som em que críticos ao ex-presidente discursavam teria sido apedrejado. O veículo saiu do local sob escolta da Polícia Militar e os ânimos foram acalmados.

Governador do Paraná em dois períodos, de 1991 a 1994 e de 2003 a 2010, e senador também por duas vezes, de 1995 a 2002 e de 2011 a 2019, Roberto Requião se filia ao Partido dos Trabalhadores como pré-candidato à disputa do Governo do Estado após fazer toda sua carreira política pelo MDB, onde ficou por cerca de 30 anos.

Neste sábado (19), o ex-presidente Lula viaja para Londrina, no norte do Estado, onde participará ao lado de Requião de um evento do Movimento Sem Terra (MST). Conforme informações apuradas, o objetivo do encontro é reconhecer a mobilização realizada por um assentamento da região que, durante a pandemia, arrecadou 800 toneladas de alimentos para pessoas desfavorecidas.

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.