Curitiba - A ex-vereadora de Curitiba Kátia Dietrich foi presa em Joinville, em Santa Catarina, após ficar quase dois anos foragida. O marido de Kátia, Marcos Withers, também foi detido por policiais da Deccor (Divisão Estadual de Combate à Corrupção), com apoio do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) — unidades da Polícia Civil do Paraná.

Ex-vereadora de Curitiba foi presa em SC
Desde novembro de 2003 a ex-vereadora de Curitiba estava foragida. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A informação foi dada em primeira mão pelo Blog Politicamente Correto.

As prisões cumpriram mandados expedidos pela 13ª Vara Criminal de Curitiba em novembro de 2023. A ex-vereadora e o marido foram condenados pelo crime de “rachadinha”, após criarem um esquema de receptação de uma parte do salário dos funcionários do gabinete parlamentar. Alguns desses colaboradores relatavam ameaças recebidas pelo casal.

A ex-vereadora recebeu uma pena de cinco anos e seis meses para a ex-vereadora, enquanto o marido dela recebeu uma sentença de cinco anos.

“O cumprimento de mandados dessa natureza reafirma o papel das polícias civis no enfrentamento de crimes contra a Administração Pública e na garantia de que condenações judiciais sejam devidamente executadas”, pontuou o delegado da Deccor Alan Flore.

O casal está preso no Departamento de Polícia Penal em Joinville e deve ser transferido para Curitiba nos próximos dias. Como o processo já passou pelo trânsito em julgado, eles não poderão responder em liberdade.

Quem é a ex-vereadora de Curitiba presa em Santa Catarina?

Câmara Municipal de Curitiba
Kátia Dittrich foi eleita vereadora em 2016. (Foto: Bruno Spessato/CMC)

Kátia Dittrich foi eleita vereadora em Curitiba em 2016, utilizando o nome Kátia dos Animais. Ela recebeu 4.088 votos e chegou a ser eleita presidente da Comissão do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos na Câmara Municipal de Curitiba.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.