Fake news ‘apressa eleitores' e gera dúvidas em colégio eleitoral de Curitiba
A divulgação de uma fake news gerou dúvidas e fez com que alguns eleitores adiantassem o momento da votação em Curitiba, neste domingo (30). Em um grupo, em um aplicativo de mensagens, alguns moradores da região do bairro Mercês compartilharam a informação que devido a falta de energia elétrica as urnas eletrônicas do Colégio Ângelo Trevisan estavam com o tempo contado.
A informação foi desmentida pela equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que confirmou que mesmo em locais com falta de energia, a bateria interna das urnas eletrônicas garante a efetividade do equipamento até o final da votação.
“Não procede a informação em relação à parte que não terá votação. Alguns locais estão sem energia elétrica por conta dos temporais no estado ontem, mas os locais iniciaram a votação às 8h normalmente e as urnas possuem uma bateria interna que dura de 6 a 10 horas. Além disso, se a urna der problema, o TRE tem urnas de contingência para serem substituídas”, informou o TRE.
As mensagens compartilhadas nos grupos geraram dúvidas e alguns eleitores chegaram a adiantar o horário da votação. A queda de energia foi causada devido a explosão de um transformador.
Até o início da tarde, nenhum problema, além da falta de energia, foi registrado no local. A votação segue normalmente até às 17h, quando será encerrada em todo Brasil.