Uma proposta apresentada pelo governo federal pretende acabar com a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para quem deseja tirar a primeira habilitação no Brasil. A medida visa reduzir os custos do processo e ampliar o acesso da população à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Fim da obrigatoriedade da autoescola
Modelo pode reduzir em até 80% o custo da CNH para as categorias A e B (Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

Ainda segundo a proposta, as aulas práticas, que antes tinham uma exigência mínima de 20 horas-aula, passarão a ser opcionais e sem exigência de carga horária mínima. O candidato poderá contratar um centro de formação ou um instrutor autônomo credenciado nos Detrans e na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), obtendo sua formação da forma que achar mais adequada e minimizando os custos.

“O modelo valoriza a formação baseada na demonstração de conhecimento e habilidades, por meio dos exames teórico e prático, garantindo que o candidato esteja apto para conduzir. Além disso, promove maior autonomia ao permitir que o processo seja mais acessível e menos burocrático, o que contribui para a inclusão social e a segurança no trânsito”, explicou o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

O projeto, que já foi concluído pelo Ministério dos Transportes, agora aguarda a aprovação da Casa Civil da Presidência da República para ser implementado.

Proposta do Governo pode derrubar obrigatoriedade de autoescolas para obter CNH

Segundo o Ministério dos Transportes, o projeto que propõe o fim da obrigatoriedade das autoescolas para tirar a CNH tem como objetivo ampliar o acesso da população à habilitação, especialmente entre os mais pobres. A medida busca reduzir custos e tornar o processo mais inclusivo, sem abrir mão das exigências para a formação de condutores.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.