Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quarta-feira (21) revela que diminuiu a distância entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) em um eventual cenário de segundo turno na eleição para Presidência da República. A diferença caiu de 12 pontos percentuais no último levantamento, divulgado em dezembro, para 4,3 pontos agora. Apesar disso, o petista vence o pleito em todos os cenários testados.

Colagem de fotos do senador Flávio Bolsonaro e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que devem se enfrentar na eleição de 2026.
Diferença de Flávio Bolsonaro para Lula em eventual segundo turno ficou menor. (Fotos: Edílson Rodrigues/Agência Senado e Ricardo Stuckert/PR)

Lula obteve 49,2% das intenções de voto na sondagem contra 44,9% de Flávio. Outros 6% não sabem ou não responderam. O AtlasIntel entrevistou 5.418 pessoas, virtualmente, entre 15 e 20 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de 1 ponto porcentual para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-02804/2026.

O calcanhar de aquiles do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro continua sendo a rejeição a seu nome. Entre os pré-candidatos de direita, Flávio é o que tem a maior antipatia do eleitorado. 47,4% dos entrevistados disseram que não votam nele de jeito nenhum. Já Lula é o segundo político com maior rejeição, conforme a pesquisa, com 49,7% dos eleitores, atrás de Jair Bolsonaro, com 50%.

O crescimento de Flávio Bolsonaro na pesquisa se justifica pelo timing da pré-candidatura, lançada oficialmente pouco antes do Natal, após receber o aval do pai, que está preso e inelegível.

Veja o desempenho de outros pré-candidatos de direita na pesquisa AtlasIntel

No cenário em que enfrenta o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula alcança 49,1% das intenções de voto, contra 45,4% de Tarcísio em um segundo turno. Não sabem, ou não responderam somam 6%. Em comparação com a pesquisa anterior, os dois oscilaram positivamente, mas não chegaram a aumentar um ponto porcentual de distância.

Também foi apresentado um cenário onde Lula enfrenta a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Nele, o atual presidente possui 49%, contra 45% de Michelle. Outros 6% não sabem ou não responderam.

Já se Lula enfrentar o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), o petista tem 49% das intenções de voto, contra 39% de Caiado. Os que não sabem ou não responderam são 13%.

Na hipótese de Lula disputar a Presidência em segundo turno contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o presidente tem 49% das intenções de voto, enquanto Zema possui 39%. É o mesmo desempenho em uma eventual disputa contra o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD). Os indecisos e os entrevistados que não responderam somam 12%.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Sérgio Luis de Deus

Editor

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE