Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quarta-feira (21) revela que diminuiu a distância entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) em um eventual cenário de segundo turno na eleição para Presidência da República. A diferença caiu de 12 pontos percentuais no último levantamento, divulgado em dezembro, para 4,3 pontos agora. Apesar disso, o petista vence o pleito em todos os cenários testados.

Lula obteve 49,2% das intenções de voto na sondagem contra 44,9% de Flávio. Outros 6% não sabem ou não responderam. O AtlasIntel entrevistou 5.418 pessoas, virtualmente, entre 15 e 20 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de 1 ponto porcentual para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-02804/2026.
O calcanhar de aquiles do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro continua sendo a rejeição a seu nome. Entre os pré-candidatos de direita, Flávio é o que tem a maior antipatia do eleitorado. 47,4% dos entrevistados disseram que não votam nele de jeito nenhum. Já Lula é o segundo político com maior rejeição, conforme a pesquisa, com 49,7% dos eleitores, atrás de Jair Bolsonaro, com 50%.
O crescimento de Flávio Bolsonaro na pesquisa se justifica pelo timing da pré-candidatura, lançada oficialmente pouco antes do Natal, após receber o aval do pai, que está preso e inelegível.
Veja o desempenho de outros pré-candidatos de direita na pesquisa AtlasIntel
No cenário em que enfrenta o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula alcança 49,1% das intenções de voto, contra 45,4% de Tarcísio em um segundo turno. Não sabem, ou não responderam somam 6%. Em comparação com a pesquisa anterior, os dois oscilaram positivamente, mas não chegaram a aumentar um ponto porcentual de distância.
Também foi apresentado um cenário onde Lula enfrenta a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Nele, o atual presidente possui 49%, contra 45% de Michelle. Outros 6% não sabem ou não responderam.
Já se Lula enfrentar o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), o petista tem 49% das intenções de voto, contra 39% de Caiado. Os que não sabem ou não responderam são 13%.
Na hipótese de Lula disputar a Presidência em segundo turno contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o presidente tem 49% das intenções de voto, enquanto Zema possui 39%. É o mesmo desempenho em uma eventual disputa contra o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD). Os indecisos e os entrevistados que não responderam somam 12%.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.