O ministro Edson Fachin assume nesta segunda-feira (29) a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). A solenidade de Passo do Magistrado será no período da tarde, na sede da Suprema Corte, em Brasília. O novo presidente tem forte ligação com o Paraná, tendo formação na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atuado como procurador do estado por mais de 15 anos.

Edson Fachin no plenário do STF
Ministro Edson Fachin assume o STF pelos próximos dois anos (Foto: Antonio Augusto/ Secom/ STF)

Atual vice-presidente, Edson Fachin vai assumir o comando do STF no lugar de Luís Roberto Barroso, enquanto Alexandre de Moraes vai ocupar a vice-presidência. A sucessão nos principais cargos do STF segue a ordem da antiguidade, ou seja, pela tradição, a presidência é ocupada pelo ministro mais antigo que ainda não ocupou o posto.

Edson Fachin e a ligação com o Paraná

Radicado no Paraná, Edson Fachin se formou em direito pela UFPR em 1980 e fez carreira no Estado, atuando como procurador do estado do Paraná de 1990 a 2006. O novo presidente foi indicado ao STF pela ex-presidente Dilma Rousseff, em abril de 2015, na vaga que estava aberta desde a aposentadoria de Joaquim Barbosa.

O ministro tem um perfil discreto e já presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por seis meses, em 2022. Durante o mandato, o ministro prezou pelo andamento dos ciclos de transparência da urna eletrônica e pelo fortalecimento da segurança da votação.

Como Fachin assume a presidência, ele deixará de compor a Segunda Turma do STF. Com isso, Barroso, o atual presidente, deverá seguir para o colegiado. Já a Primeira Turma do STF segue com a mesma formação.

*com informações da rádio Jovem Pan

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.