FOTOS: Manifestantes fazem ato a favor do piso salarial nacional da Enfermagem, em Curitiba
Na manhã desta sexta-feira (9), enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras de todo o país participam de atos a favor do piso salarial nacional da categoria, que foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no último domingo (4). Em Curitiba, o protesto acontece em frente ao Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, no bairro Bigorrilho.
- Leia mais:
De acordo com a organização do ato, os participantes são trabalhadores do setor municipal e estadual, e de hospitais particulares e instituições filantrópicas do Paraná. A expectativa é reunir cerca de mil pessoas durante três horas de protesto. A categoria ainda saiu às ruas do Centro da cidade, em uma caminhada de manifestação.
Veja as imagens do protesto da Enfermagem:
A suspensão do piso salarial foi feita pelo ministro Luís Roberto Barroso, atendendo a um pedido da Confederação Nacional da Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde). Na decisão, o ministro do STF concedeu a liminar por entender que a entrada em vigor imediatamente do piso salarial pode ter impacto na prestação dos serviços de saúde ao destacar “a ameaça de demissões em massa e de redução da oferta de leitos hospitalares”.
Barroso deu dois meses de prazo para que os 26 Estados, o Distrito Federal, a Confederação Nacional dos Municípios e o Ministério da Economia informem o impacto financeiro da medida.