Brasil - O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) ocupou a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, na tarde desta terça-feira (9), em Brasília, e foi retirado à força por agentes da Polícia Legislativa Federal. O plenário da Casa chegou a ser esvaziado durante a confusão.

Deputado Glauber Braga ocupa mesa da Câmara e é retirado à força
Protesto ocorreu após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciar que levaria à votação o pedido de cassação do parlamentar. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A ocupação de Braga teria ocorrido em forma de protesto, após o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciar que levaria à votação em plenário o pedido de cassação do parlamentar.

Glauber Braga pode perder o mandato por ter agredido, com um chute, um militante do MBL (Movimento Brasil Livre), no ano passado, após ser provocado.

“Que me arranquem desta cadeira e me tirem do plenário”, disparou Glauber Braga.

Ao ocupar a cadeira de presidente, Braga criticou a postura de Hugo Motta, em agosto, quando deputados de oposição ocuparam a mesa diretora do plenário, por cerca de 48 horas. Na ocasião, não houve retirada forçada dos parlamentares e nenhum foi punido. Desta vez, no entanto, menos de uma hora após o protesto, Glauber foi arrancado por agentes de segurança.

O sinal da TV Câmara, que transmitia ao vivo a sessão plenária, foi cortado e a imprensa, retirada de forma obrigatória, sem poder acompanhar a situação. Não se sabe até o momento se a decisão de cortar a transmissão e mandar esvaziar o plenário e a galeria foi dada por Hugo Motta.

Vídeo mostra Glauber Braga sendo retirado à força

Imagens registradas por deputados mostram o momento em que o Glauber Braga é retirado à força, sob protestos de parlamentares aliados.

O parlamentar foi retirado do plenário com roupas rasgadas. Após o incidente, ele falou com a imprensa e fez duras críticas à ação.

“O senhor [Hugo Motta], que sempre quis demonstrar, como se fosse o ponto de equilíbrio, entre forças diferentes, isso é uma mentira. Porque com os golpistas que sequestraram a mesa, sobrou docilidade, agora com quem não entra no jogo deles, é porrada. Os caras ficaram 48 horas, eu fiquei algumas poucas horas, e já foi suficiente para este tipo de ação. O que está acontecendo agora é uma ofensiva golpista”, afirmou Glauber.

Nas redes sociais, Motta afirmou que Glauber Braga desrespeitou a Câmara dos Deputados e o Poder Legislativo. “Inclusive de forma reincidente, pois já havia ocupado uma comissão em greve de fome por mais de uma semana”.

*com informações da Agência Brasil.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Rafael Nascimento

Repórter

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e cobriu eventos esportivos nacionais e internacionais.

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e cobriu eventos esportivos nacionais e internacionais.