Curitiba - A ministra das Relações Institucionais do governo Lula, Gleisi Hoffmann, garantiu que todos os pensionistas e aposentados lesados por conta dos desvios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão o dinheiro devolvido até o final deste ano. Durante uma visita a Curitiba, a petista ainda destacou que o escândalo começou durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Gleisi Hoffmann comentou sobre o escândalo do INSS em evento, em Curitiba
Gleisi Hoffmann comentou sobre o escândalo do INSS em evento, em Curitiba (Foto: Reprodução/ Instagram / @gleisihoffmann)

“As investigações que começam em 2018, 2019, e que estas entidades que mais desviaram, que são objeto central desta investigação, foram credenciadas neste período. São entidades que não têm representatividade, não prestam serviços. Então quem abriu as portas para o ladrão entrar no INSS, foi o Bolsonaro. Quem está fechando as portas e está fazendo a apuração, é o governo do presidente Lula”, declarou Gleisi.

Para garantir que o dinheiro seja devolvido aos aposentados e pensionistas, Gleisi ressaltou que o valor será repassado pelo Ministério da Fazenda e na sequência as entidades envolvidas terão que devolver os valores recebidos indevidamente. 

“Já fizemos a apuração, já detectamos os maiores problemas, já fizemos levantamento das pessoas que foram lesadas e precisam ser ressarcidas. Já temos mais de 2 milhões de pessoas atendidas”, completou Gleisi.

Na última sexta-feira (30), começaram os atendimentos presenciais em agências dos Correios. Os contribuintes que estão com dúvidas e não sabem se tiveram valores cobrados indevidamente, podem buscar atendimento nas agências.

Fraude no INSS

Os aposentados e pensionistas que tiveram descontos não autorizados no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverão informar sobre as irregularidades. Conforme o governo federal, 9 milhões de beneficiários receberão uma mensagem pelo aplicativo Meu INSS, onde poderão relatar os problemas.

Os aposentados e pensionistas vítimas de descontos não autorizados de mensalidades associativas serão ressarcidos pelos prejuízos sofridos entre março de 2020 e março de 2025.

contato do INSS com os beneficiários é feito pelo aplicativo oficial. Cerca de 9 milhões de segurados devem ser contatados com mensagens no aplicativo Meu INSS. Nesta terça, o programa apresentou instabilidade devido à quantidade de acessos.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.