O governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, apresentaram ao ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, o projeto executivo de microdrenagem, drenagem e engorda (aumento da faixa de areia) da orla de Matinhos. O encontro aconteceu nesta terça-feira (21), em Brasília.

“Temos uma boa relação com o governo federal e agora estamos encaminhando este projeto de revitalização de parte da orla do nosso Litoral. É um projeto importante para o Estado e que contribuirá com a nossa estratégia de estimular o turismo no Paraná”, disse o Ratinho Junior.

Revitalização da orla de Matinhos

A revitalização da orla de Matinhos, e especificamente a engorda da faixa de areia, é uma reivindicação de mais de 30 anos dos moradores do Litoral. “A realização do projeto exige várias obras de proteção costeira, revitalização e urbanização, mas é viável e necessária. Entregamos ao ministro o projeto executivo e reivindicamos o repasse de recursos para viabilizar a obra”, disse o secretário.

Nunes lembra que no Brasil houve várias experiências de sucesso de alargamento da faixa de areia de praias. O caso mais bem-sucedido no é o da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. “No final dos anos 60 e início dos anos 70 foi feito o aumento da faixa de areia e o problema desapareceu. O mesmo aconteceu em Piçarras, em Santa Catarina. Acredito que a obra resolverá o problema em Matinhos de forma definitiva”, diz Márcio Nunes.

Projeto de revitalização

As intervenções propostas consistem na colocação de estruturas semirrígidas implantadas no canal da Avenida Paraná, no desemboque do Rio Matinhos e em Saint Etienne, no espigão ao Norte da Praia Brava, nos headlands (estruturas de pedras para reter a areia) localizados nos balneários Riviera e Saint Etienne. Também está prevista a colocação de estrutura flexível por meio da reposição de areia (engordamento artificial) proveniente de jazida na plataforma submarina.

Também participaram da reunião o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e o chefe da Casa Civil, Guto Silva.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.