Nem mesmo as autoridades estão livres dos golpes cibernéticos. O governador do Paraná, Ratinho Júnior, teve o seu celular clonado nesta segunda-feira (02).

Ele fez o anúncio em sua conta do Twitter e Instagram, pedindo que ninguém caia em golpe utilizando seu nome.

— Ratinho Junior (@ratinho_jr) August 2, 2021

Outras autoridades clonadas

Não é a primeira das altas autoridade no Paraná que tem o celular clonado. Em março de 2018, a então vice-governador Cida Borghetti (PP) teve o mesmo problema. Quem fez a clonagem pediu R$ 2 mil aos contatos do Whats App em nome dela. Pelo menos quatro amigos depositaram a quantia.

No mesmo dia, o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) também teve o celular clonado e o modus operandi dos criminosos era o mesmo. Entravam em contato com os contados de Whats App do deputado pedindo dinheiro emprestado por causa de alguma emergência.

Como evitar ter o celular clonado

  • Troque sempre a senha do aparelho e do aplicativo. Evite uso de data de nascimento, nome, números em sequências comuns e outras informações de fácil acesso. Se o seu celular tiver desbloqueio por reconhecimento facial ou biometria, utilize. É uma segurança a mais.
  • O Whats App tem uma função em suas configurações que se chama “verificação e duas etapas“. Utilize esse recurso, que pede uma senha de seis dígitos. Isso evita uma diversidade de fraudes, pois impede o acesso de terceiros ao app.
  • Evite usar wi-fi público. Shoppings, restaurantes, aeroportos e lojas oferecem a facilidade. Porém são redes mais expostas a possíveis invasões, principalmente quando não precisam de senha para serem acessadas. Evite usar dados sensíveis e sigilosos nestas redes, principalmente aplicativos de banco.
  • Tome cuidado com mensagens suspeitas, principalmente as que pedem algum empréstimo de dinheiro de emergência ou informações pessoais. Nem responda mensagens que você não possa checar antes a autenticidade.
  • Evite acessar links suspeitos, não só os que chegam pelo Whats App, quanto os que vem por SMS, ou até mesmo no navegador de internet.
  • Celular quebrou? Só conserte em lojas autorizadas.
  • Não compartilhe dados em computadores desconhecidos. Se você precisar recarregar seu telefone no computador do escritório ou da faculdade, verifique quais as conexões você permite ao plugar o telefone na entrada USB. Configure a opção apenas “carregamento” e não dê permissão para o celular compartilhar dados com o computador.