Governo do PR vai enviar proposta à Alep que desobriga uso de máscaras ao ar livre
O Governo do Paraná vai enviar à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) uma proposta que deve desobrigar o uso de máscaras ao ar livre do estado. A informação foi confirmada pelo governador Ratinho Junior nesta quarta-feira (8).
Segundo ele, um comitê científico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) analisa os dados da pandemia diariamente. “Nós tínhamos uma preocupação de termos um aumento muito grande pós-Carnaval. Isso não está acontecendo, tomara que não aconteça. A ideia é que a gente possa mandar, senão hoje, nos próximos dias, a lei na Assembleia para que a gente possa retirar a obrigatoriedade em espaços abertos. Claro que dentro de ônibus, em lojas, enfim, pode ainda haver uma restrição“, explicou.
Ratinho Jr. também pontuou que a mudança viria a partir do envio do projeto para a Alep e, somente com a aprovação dos deputados, uma nova regulamentação por decreto.
O Secretário de Saúde Beto Preto completou: “Pretendemos operacionalizar a partir de 16, 17 de março, se tudo correr bem dentro também dos trâmites legislativos cumprindo todas as normas e todas as leis vigentes”, disse o secretário.
Outra proposta
Os deputados Homero Marchese e Luiz Fernando Guerra, do Partido Social Liberal, assinaram nesta segunda-feira (7) um projeto elaborado por eles, para revogar a lei que estabelece a obrigatoriedade do uso de máscaras no estado. Der acordo com o documento, uso do artefato não deverá ser exigido em estabelecimentos abertos ou fechados.
Dois anos de pandemia já produziram uma significativa “parede de imunidade” na população paranaense, seja
diz o documento.
por prévia infecção, seja em razão da vacinação. Embora não se possa falar em imunidade definitiva contra o vírus –
que o diga a variante ômicron, que contaminou uma enorme quantidade de pessoas previamente vacinadas ou
infectadas -, é certo que boa parte da população paranaense já tem uma certa proteção contra formas mais graves da doença, especialmente por conta da formação de células de memória pelo sistema imunológico.
De acordo com os deputados, a pandemia está novamente regredindo. “Considerando todos
esses fatos e a menor transmissibilidade da doença em ambientes abertos, é hora de desobrigar o uso das máscaras
nesses espaços”, descreve.
Os parlamentares ainda falam sobre desobrigar o uso de máscaras por crianças de até 12 anos no Paraná em estabelecimentos de ensino públicos ou privados, em ambientes abertos ou fechados, citando como exemplo os
governos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde essa faixa etária não precisam mais usar máscaras.
Nesta terça-feira (8), o Paraná registrou mais 7.684 casos e 49 mortes causados pela Covid-19.
Em Curitiba, vereadores já sugeriram que a obrigatoriedade do uso de máscaras seja suspensa por causa do avanço da vacinação e da queda nos índices de internações e mortes.