Nesta semana, o governador Ratinho Júnior, com João Debiasi, que é o novo secretário da Comunicação e da Cultura, nomeou o cineasta documentarista Manaoos Aristides como reforço ao setor cultural do Estado.
Manaoos, paranaense do norte do Estado, começou sua carreira artística na década de 70, estudando Artes Cênicas na Universidade Federal do Amazonas e M&P na Escola Superior de Propaganda no Rio de Janeiro no inicio da década de 80.
Destaque no curso de criação realizado pela Universidade Búfalo EUA, Manaoos já passou pela TV, dirigiu documentários e foi diretor de criação. Também fez dezenas de campanhas políticas como marqueteiro.
Manaoos Aristides é, também, roteirista e diretor da série/filme A Saga- Da terra Vermelha Brotou o Sangue, que foi filmada em mais de 30 cidades do interior do Paraná, no litoral e teve 50 locações. A serie de 16 episódios de 1 hora foi exibida pela TV Brasil em rede nacional em três temporadas.
Em seu novo cargo, junto com Luciana Casagrande Pereira, diretora da Superintendência da Cultura do Paraná, pretende fazer uma gestão direcionada a todos os municípios, com foco especial no interior paranaense. O objetivo de Manaoos é levar arte a todas as camadas sociais, fomentando o cinema, o teatro, a música e a literatura.