O Governo do Estado vai destinar, até dezembro, mais R$ 6 milhões para a compra de equipamentos para os hospitais credenciados ao Hospsus, programa estadual de apoio e qualificação de hospitais públicos e filantrópicos do Sistema Único de Saúde do Paraná (SUS). O objetivo é abrir mais 70 leitos de UTI no Estado.

Serão adquiridos kits de equipamentos necessários para equipar UTIs adulto, pediátrica e neonatal, como monitores, respiradores, entre outros instrumentos. “Comprando em bloco o Estado consegue adquirir maior número de equipamentos por menor preço, e garante o atendimento da demanda de mais hospitais”, destaca o superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, Paulo Almeida.

O Hospsus atende 50 hospitais públicos e filantrópicos distribuídos em todas as regiões do Paraná. Anualmente, o governo repassa R$ 60 milhões para custeio das unidades que aderiram ao programa para ampliar a retaguarda hospitalar nas áreas de urgência e emergência e atenção materno-infantil. Além dos recursos para custeio, o programa também investe em obras e equipamentos e na capacitação dos gestores dos hospitais.

Com o repasse dos recursos estaduais para investimentos, já foi possível reduzir significativamente o déficit de leitos de UTI neonatal no Estado. “Ao assumir o governo, em janeiro de 2011, verificamos o déficit de pelo menos 90 leitos de cuidados intermediários (UCI) e de terapia intensiva (UTI) para o atendimento de recém-nascidos prematuros ou de baixo peso. Com as estratégias adotadas através do Hospsus já conseguimos reduzir em 90% esse déficit”, disse o superintendente.