O outdoor que pedia o fim do direito das pessoas com deficiência e causou revolta em vários usuários das redes sociais foi uma ação de marketing. A ação foi coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão vinculado a secretaria do governo municipal de Curitiba. A revelação ocorreu na tarde desta terça-feira (1) durante uma entrevista coletiva.
Leia mais:
Outdoor pedindo o fim dos privilégios a deficientes causa polêmica em Curitiba
No Facebook do grupo fictício “Movimento Pela Reforma de Direitos” foi postada a seguinte mensagem:
Nós sabemos que vocês ficaram chocados com as revindicações feitas pelo movimento.
E esse choque, é o nosso alívio.
O desrespeito que aconteceu na internet durou só um dia, mas as pessoas com deficiência enfrentam essa afronta todos os dias.
Esperamos que cada um que se revoltou, na internet, seja uma VOZ REAL na luta pelos nossos direitos. Que não se calem ao ver uma pessoa com deficiência sendo desrespeitada ou discriminada.
Denunciem! Não se revoltem somente nas redes sociais.
Também foi postado um vídeo onde a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo, explica os objetivos da campanha de marketing. “Conseguimos chamar a atenção de milhões de pessoas para os nossos direitos”, afirma.
Após a revelação, a ação dividiu a opinião nas redes sociais. “O objetivo foi atingido na rede social, que as pessoas não se calem no dia a dia. De que adianta brigar pelos deficientes aqui e ao ver uma injustiça se calar?”, afirmou um usuário.
“Não gosto da abordagem da prefeitura na rede social e da política dela. Mas sou obrigado a concordar com essa campanha. Confesso que já fui conivente com o desrespeito alheio para com deficientes na rua ou no transporte público por medo de retaliação ou algo assim. Mas os maus só existem se os bons se calam!”, confessou outro.
Apesar de algumas críticas positivas a ação, muita gente criticou negativamente a propaganda, afirmando que a campanha mais prejudicou do que ajudou a causa. “Vocês não pensaram nas pessoas com deficiência como eu, que já sofreu ataque por conta de vagas exclusivas, que sofre preconceito todo santo dia e ainda teve que ler na internet inúmeros comentários a favor de pessoas que concordavam com suas “estratégias” . Foi horrível o mal que vocês nos causaram”, afirmou uma internauta.
“E como ter certeza que a reviravolta na campanha atingirá a todos que foram impactados pela primeira mensagem? E como fica a reputação dos curitibanos como intolerantes, egoístas e nazistas?”, se queixa outra curitibana na página do grupo.
Polêmica
A ação gerou diversas críticas de vereadores da Câmara Municipal de Curitiba, Assembleia Legislativa e da própria Prefeitura Municipal de Curitiba. A repercussão sobre o caso tomou proporção nacional, sendo rechaçada pelo personalidades como o Senador Romário e a apresentadora Xuxa.