A ponte do Rio Barigui, entre os bairros Santa Quitéria e Campo Comprido, foi retirada nesta sexta-feira (22) para a reposição de uma nova. Pesando 6 toneladas e medindo 22 metros de extensão, ela estava danificada desde setembro, em razão da passagem de cavalos sobre o piso, o que causou excesso de peso e o desalinhamento da estrutura. Está prevista a reposição da ponte para o dia 23 de dezembro.

Para a retirada da estrutura foi utilizado um guindaste de 75 toneladas. A nova ponte será em treliça metálica, com piso antiderrapante e galvanizada a fogo, com alta durabilidade e com menos efeitos de corrosão. “As vantagens do piso, que proporciona segurança, poderão ser observadas pelos usuários de cadeira de rodas, mães com carrinhos de bebês e até mesmo ciclistas”, diz Wilson Machado, diretor de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas de Curitiba.

A moradora Rita de Cássia Carias de Oliveira, que trabalha no Condomínio Residencial Buriti, está ansiosa à espera na nova ponte. “Facilita nossa vida. Agora temos que conscientizar a população sobre a importância da utilização correta da ponte. Quando há danos, todos sofrem”, disse. O residencial Buriti possui 1.590 moradores que são os principais usuários da ponte.