Após a polêmica de que a Unidade de Saúde Ouvidor Padinho, no centro de Curitiba, seria desativada, a Prefeitura Municipal de Curitiba esclareceu, nesta quinta-feira (14), que o local está em obras, que serão concluídas dentro de no máximo 30 dias.
As obras resultarão na ampliação do horário de atendimento, da oferta e da qualidade de serviços prestados, com atenção especial para a população idosa.
As ações intersetoriais desenvolvidas na Praça Ouvidor Pardinho continuarão a existir e, segundo a prefeitura, serão ampliadas, com atuação conjunta entre Saúde, FAS, Secretaria de Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Hoje eles estão sendo oferecidos em outros locais.
Reforma
O número de consultórios da Ouvidor Pardinho será ampliado de 15 para 23. A unidade também abrigará uma sala de estabilização voltada para o atendimento a situações de emergência.
A unidade, que já conta com atendimento odontológico, passará a contar com seis novas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), formadas por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde (profissionais que moram na região e que reforçam a aproximação entre as equipes e a comunidade).
Além disso, será oferecido atendimento especializado de Geriatria. A unidade também ganhará um Núcleo de Apoio à Saúde da Família, formado por fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutico, profissional de educação física e psicólogo, além de médicos especialistas em cardiologia e neurologia.
Com a reforma, o atendimento no local, que hoje vai até as 19 horas, será estendido até às 22 horas.