A Prefeitura de Curitiba dará início na próxima segunda-feira (11) ao projeto de retirada de cabos não identificados dos postes do anel central da capital. Com a ajuda da Copel, funcionários da iluminação pública da cidade percorrerão o centro para localizar cabeamentos indevidos. A Lei Municipal 11095/2004 prevê multa no valor de R$ 610,00 por poste irregular.

A data para aplicação da lei foi determinada há dois meses, com representantes da prefeitura e de diversas operadoras de telefonia celular e de televisão a cabo. Na época, ficou estabelecido o prazo de 60 dias para a adequação das empresas às normas estabelecidas pelo município.

Nas outras regiões da cidade, que abrigam postes de propriedade da Copel, o prazo para a regularização dos fios é de 90 dias.

A prefeitura alerta que com a aplicação das novas regras, alguns consumidores podem enfrentar dificuldades ou queda de sinal de internet, TV ou telefone e que qualquer problema deve ser comunicado à operadora que prestadora do serviço.

No mês de agosto, em apenas uma semana de vistoria, foram detectados mais de 205 pontos com fiação solta ou emaranhada em ruas e avenidas das regionais Matriz e Pinheirinho.