A Prefeitura de Curitiba aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que foi lançado em maio deste ano pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O programa é destinado aos gestores de organizações públicas, em todo o país.

O objetivo é reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

Iara Gauer, representante do Controle Interno do Município, diz que o programa apoia a atividade exercida pelos controladores internos e estimula a ampliação de debates.

“Isso desmistifica o combate à corrupção, proporcionando a eliminação dos riscos pertinentes, e indo, dessa forma, ao encontro da boa governança pública”,

disse a representante.
  • Leia mais: Projeto de lei contra casos de assédio nos ônibus de Curitiba é aprovado

Gestor público

Além de ressaltar o compromisso com a integridade da organização, o programa buscar dar maior segurança para a tomada de decisões e evita o desperdício de recursos que poderiam ser usados em outras áreas.

A organização pública passa a contar com uma consultoria gratuita e contínua. O PNPC oferece treinamentos, capacitações e ferramentas específicas para prevenir, detectar, investigar, corrigir e monitorar a corrupção em sua estrutura.

O gestor usa uma plataforma de autosserviço on-line e pode avaliar sua instituição. Feito o diagnóstico de áreas vulneráveis e mais suscetíveis a falhas, ele tem aceso a um plano de ação.