A classificação dos médicos aprovados no Processo Seletivo Simplificado, realizado no dia 20 de outubro, foi divulgado na última quarta-feira (30). Ao todo, são 121 profissionais na lista, que tem 60 vagas para até 40 horas de trabalho semanal.
Os profissionais irão reforçar o atendimento nas unidades básicas de saúde de Curitiba, a partir do dia 20 de novembro. A remuneração varia de R$ 5.953,19 a R$ 15.544,44, conforme a carga horária escolhida, a unidade e o modelo de atendimento – modelo convencional ou Estratégia Saúde da Família.
Os requisitos para contratação são a graduação em Medicina e a inscrição no Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). A validade do contrato é de seis meses, pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Os médicos serão contratados em caráter emergencial para preencher as vagas disponíveis na rede básica. Para 2014, a Prefeitura de Curitiba deve realizar um novo concurso para médicos. “São profissionais que vêm para melhorar a assistência à saúde na cidade e ampliar o acesso da população ao Sistema Único de Saúde”, afirma o diretor do Departamento de Atenção Primária à Saúde, Paulo Poli Neto.
A Secretaria Municipal da Saúde tem em seu quadro, atualmente, 1.132 médicos. Destes, 738 atuam diretamente nas 109 unidades básicas de saúde. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, o processo seletivo foi a forma encontrada para resolver o problema da falta de médicos a curto prazo. “Já há um concurso público programado para o ano que vem, para que estes profissionais possam se tornar servidores efetivos da Prefeitura de Curitiba e contribuir com a ampliação do SUS na cidade”, destaca.