A Prefeitura de Curitiba irá notificar os Correios para que o município seja ressarcido pelo prejuízo causado pela não prestação do serviço postal referente à entrega de multas de trânsito postadas entre 4 de julho e 19 de agosto deste ano. Estima-se que o prejuízo seja de R$ 4 milhões com o arquivamento das multas.
A Procuradoria do Município lembra que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) é empresa pública federal prestadora de serviço público essencial e exclusivo e, este ano, a administração municipal está em dia com os pagamentos. Portanto, o serviço não poderia ter sido interrompido.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) disse que “é ilegítimo o corte no fornecimento dos serviços públicos essenciais quando a inadimplência do consumidor decorrer de débitos consolidados pelo tempo”.
Além disso, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) cumpriram todos os prazos para emissão de multas, que deveriam, de acordo com o contrato, ser retiradas na Celepar e encaminhadas aos infratores pela ECT.
Alegando dívida deixada pela administração anterior – corresponde a serviços prestados em novembro e dezembro de 2012 –, os Correios deixaram de enviar 18.570 autuações e enviaram fora do prazo 39.717, totalizando 58.287 autuações.