A Prefeitura de Curitiba e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) vão trabalhar em conjunto na organização de fios e cabos aéreos instalados nos postes da cidade. A medida partiu do prefeito Rafael Greca em conjunto com o diretor-geral da Copel Distribuição, Maximiliano Orfali.

“Nossa ideia é criar um plano de recomposição da fiação e compactação da rede de cabos, de forma que não haja fios soltos colocando a população em risco e poluindo Curitiba”,

afirmou o prefeito, Rafael Greca.

O prefeito apresentou um levantamento aos representantes da companhia de energia, feito pelo município, de uma série de postes com fiação solta.

De acordo com Orfali, a Copel conta com um setor dedicado a fiscalizar e regularizar as estruturas de cabeamento que compartilham os postes de energia.

“Criamos estrutura própria para fazer o acompanhamento e podemos focar onde o município definir que é prioritário”,

disse o diretor-geral da Copel Distribuição, Maximiliano Orfali.

A operação de regularização terá início no Centro Histórico, na área de implantação do Projeto Rosto da Cidade, em trechos das ruas Riachuelo, Cândido Lopes, Jaime Reis, Kellers, João Negrão e Marechal Deodoro. Na segunda etapa, os trabalhos irão avançar às estruturais e outras vias importantes da cidade com sobrecarga de cabeamento.

“Vamos iniciar Centro Histórico, depois pelos grandes eixos. Com o tempo, teremos a cidade mais arrumada. Não me incomodo que exista fiação, mas é necessário que haja postura urbana”,

reforçou prefeito Rafael Greca.

A utilização dos postes em todo o país, pelas redes de energia e dados, segue normas definidas pelas agências reguladoras (Anatel), de Telecomunicações, e (Aneel), de energia elétrica.