A Prefeitura de Curitiba começa a liberar a partir desta quarta-feira (16) as primeiras autorizações para a prestação de serviços de táxi, para os aprovados em todas as etapas da licitação aberta pela Urbs em agosto de 2013. O processo licitatório foi aberto para ampliar a frota de táxis da capital em mais 750 veículos. Há 40 anos Curitiba contava com o mesmo número de táxis nas ruas.

A entrega dos termos de outorga para o primeiro grupo de taxistas vencedores da licitação será feita pelo prefeito Gustavo Fruet, às 15h, no Salão Brasil, no prédio central da Prefeitura.

Até o final do ano, os 750 novos taxistas entram em operação. Os primeiros 640 classificados e habilitados devem assinar os termos de autorização ainda em abril.

Quando todos os novos taxistas estiverem com as outorgas na mão, Curitiba passará a contar com 3.002 táxis em operação por no mínimo 12 horas por dia. Esta obrigação de horário representa uma ampliação de 30% na oferta do serviço à população, sem contar o aumento da frota.

Os novos taxistas vão receber autorização para prestarem o serviço por 35 anos com direito a uma única transferência, sendo que esta só poderá ser feita três anos depois do recebimento do termo de outorga.