A Urbs iniciou nesta sexta-feira (17) um novo contato com desenvolvedores de aplicativos voltados aos usuários de táxi. A intenção, como ocorreu no caso dos aplicativos de itinerários de ônibus, é incentivar o desenvolvimento das novas ferramentas, beneficiando os usuários e garantindo a segurança do cidadão que utiliza os serviços.

Nos últimos dias, diversos taxistas teriam relatado que fiscais da Urbs estariam punindo os motoristas que utilizam o serviço. Segundo eles, os próprios agentes estariam realizando chamados por meio dos aplicativos. Quando o taxista chega para buscar o passageiro é autuado, tendo retirada sua licença para trafegar e multado.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, informou por meio do seu twitter oficial que o fato se tratou de um caso isolado e que a orientação da prefeitura é de que não haja interferência na relação aplicativo/usuário. As notificações teriam sido feitas por um fiscal, sem conhecimento ou autorização.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da URBS reforçou a importância do cadastramento das empresas responsáveis pelo desenvolvimento dos aplicativos, afirmando ainda que, os motoristas que tenham sofrido algum tipo de punição, por utilizar o serviço, devem procurar o órgão e informar o número do auto de infração.

No ano passado a Urbs já havia feito contato com uma das empresas, alertando para a necessidade legal do cadastramento para atuação em Curitiba. Também já havia alertado a todos os taxistas de que a lei que regulamenta a atividade determina que só podem ser utilizados equipamentos e sistemas autorizados pela Urbs.

No caso do táxi, se uma empresa de aplicativo for cadastrada, a Urbs que é um órgão público responsável pelo gerenciamento do transporte  – coletivo e comercial – terá acesso às informações de quem está utilizando o serviço, o cadastramento dos usuários e dos taxistas.

A assessoria não soube informar se haveria alguma cobrança para as empresas realizarem o cadastramento ou manutenção do registro junto à URBS.