A Secretaria Municipal da Educação está investindo neste semestre aproximadamente R$ 2,7 milhões de recursos próprios para reformar, revitalizar e ampliar unidades escolares da rede municipal de ensino. São obras de médio e grande porte que vão recuperar a infraestrutura, garantir melhoria da qualidade ou ampliar os atendimentos realizados em escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), faróis do saber e outras estruturas voltadas ao cuidado e ao ensino.
As abras acontecem a partir do Plano de Expansão e Revitalização dos Equipamentos da Secretaria Municipal da Educação, criado nesta gestão para concentrar recursos na revitalização das unidades, em especial as mais antigas ou aquelas que nunca haviam passado por uma grande intervenção.
É uma medida que atende a um dos mais importantes princípios desta gestão na área da Educação: a equidade. “Temos priorizado a intervenção nas unidades onde as demandas são emergenciais, reivindicadas há tempos pelas comunidades, e principalmente naquelas onde os investimentos são fundamentais para elevarmos a qualidade da educação, que é nosso maior objetivo”, explica a secretária municipal da educação, Roberlayne Borges Roballo.
A rede municipal de ensino de Curitiba é composta por quase 600 unidades entre escolas regulares, especiais, Centros Municipais de Educação Especial (CMEIs), Faróis do Saber, gibitecas, unidade de contraturno e Centros Municipais de Educação Especial. Cerca de 14% dessas unidades foram construídas há mais de três décadas e muitas nunca haviam recebido investimento para reforma.
Além dos recursos voltados às obras de melhorias, outros R$ 1,7 milhão estão sendo investidos em trabalhos de pintura, serralheria e outras melhorias nas unidades escolares. “De forma pioneira, esta administração priorizou a revitalização dos espaços que já existes e precisam ser melhorados para garantir boas condições de trabalho aos professores e ensino de qualidade aos estudantes”, diz o superintendente executivo da Secretaria Municipal da educação, Antônio Ulisses Carvalho.