Justiça do Trabalho já determinou que Urbs e Comec providenciem banheiros para trabalhadores dos tubos

A Prefeitura de Curitiba determinou ao Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, que o banheiro construído pelos trabalhadores ao lado da estação-tubo Arroio Cercado, no bairro Sítio Cercado, zona sul da capital, seja retirado. A justificativa é que a construção, que foi erguida em alvenaria e custou cerca de R$ 3,2 mil, paga pelo sindicato, é irregular, pois foi levantada local púlbico, sem autorização e sem alvará.

Os motoristas e cobradores construíram o banheiro para reivindicar uma luta antiga da categoria, que são os sanitários nas estações-tubo. Os cobradores ficam 6 horas por dia trabalhando nas estações e, em alguns lugares não há comércios por perto, o que obriga os trabalhadores a “improvisar” na hora das necessidades fisiológicas.

No último dia 27 de novembro, atendendo a uma ação movida pelo Ministério Público do Trabalho em agosto de 2014, a Justiça do Trabalho determinou que Urbs e Comec, gestoras do transporte coletivo em Curitiba e região metropolitana, providenciem banheiros próximos às estações-tubo.

Os trabalhadores, que construíram o banheiro no Sítio Cercado em três dias, fizeram isso para “provar à Urbs e à Comec, que é possível atender a essa reivindicação de forma rápida e sem gastar muito”. O presidente do Sindimoc  Anderson Teixeira não foi encontrado para falar sobre a determinação da Prefeitura.