Na noite desta segunda-feira, a Prefeitura de Curitiba anunciou a construção de sete Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para os bairros que integram a Regional Pinheirinho. Além das novas escolas, também estão previstas mais duas unidades de saúde e a reconstrução de outras na mesma região. Os anúncios foram feitos durante a consulta pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), realizada no Pinheirinho.

O prefeito Gustavo Fruet falou que neste ano e no próximo serão licitadas as construções de CMEIs no Timburi Bonito (Campo do Santana), Rio Bonito, Moradias da Ordem, Moradias Hortênsia, Jardim Ludovica, Moradias Rio Bonito 4 e Residencial Cidade da Itália. “São reivindicações antigas da região e necessárias, pois essa é uma das regiões que mais cresce na cidade e por isso necessita de mais serviços públicos”, disse o prefeito Gustavo Fruet.

O anúncio agradou a presidente da Associação de Moradores do Parque Industrial Josefa Rosa Rodrigues. “É a primeira vez que trago uma necessidade da comunidade e já saio com a certeza de uma breve solução”, disse Josefa. Ela diz que a creche vai beneficiar centenas de mães, que poderão deixar seus filhos bem cuidados e sair para o trabalho, aumentando a renda familiar e melhorando a qualidade de vida.

Na área da saúde, foram anunciadas a reconstrução das unidades de saúde Palmeiras, Vila Machado e Sagrado Coração; o término da obra do Espaço de Saúde Maria Angélica e a construção de mais duas unidades, no Dom Bosco e Rio Bonito. “Até o final deste ano, todas as 13 unidades de saúde do Pinheirinho serão revitalizadas, a exemplo da Concórdia, que já está pronta”, garantiu a diretora do distrito de Saúde do Pinheirinho, Alessandra Lopes.

Outras obras

Também foram anunciadas a entrega do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Caximba; as novas instalações do Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) Pinheirinho; o início das obras da Rua da Cidadania do Tatuquara; a retomada das obras da Linha Verde Sul, o Clube da Gente do Tatuquara, a construção de 416 novos apartamentos no Residencial Cidade de Pádova.

A presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Caximba, Maria Vilma Paolini, gostou da reunião. “Este novo formato de consulta pública é mais democrático. Fui bem atendida, tenho respostas para a comunidade e é isso que importa. Missão cumprida”, disse ela.

Participaram da consulta pública no Pinheirinho o deputado estadual Osmar Bertoldi; o líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Pedro Paulo,os vereadores Rogério Campos, Cacá Pereira, Luiz Felipe Braga Côrtes, Edimar Colpani,  Pierpaolo Petruzziello, Sabino Picollo, Mestre Pop; o administrador do Pinheirinho Edgar Hauber e secretários municipais.