Uma pesquisa inédita está sendo aplicada na Rede Municipal de Ensino de Curitiba para identificar o grau de escolaridade dos pais e responsáveis pelos 141 mil estudantes e crianças atendidos nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O levantamento, a cargo da Secretaria Municipal da Educação, faz parte do planejamento de combate ao analfabetismo, que pretende aproximar ao máximo de 100% o índice de pessoas alfabetizadas em Curitiba.

Atualmente, Curitiba é a capital brasileira com o menor índice de analfabetismo: 2,1% das pessoas acima de 15 anos não sabem ler e escrever. Embora tenha recebido do governo federal em 2007 o Selo de Cidade Livre do Analfabetismo, a capital do Paraná tem ainda o desafio de alfabetizar 30 mil pessoas.

Para ser alcançada, a Secretaria Municipal da Educação está trabalhando na elaboração de uma nova política pública que prevê, entre outras medidas, maior oferta de escolaridade para este público, formado na grande maioria por mulheres acima dos 60 anos. Elas representam quase 40% dos que não sabem ler e escrever.

As estratégias que estão sendo desenhadas incluem a ampliação das turmas de educação de jovens e adultos (EJA), inclusão de novas escolas, horários alternativos de atendimento e reorganização da dinâmica de ensino. A intenção é iniciar o atendimento pelos familiares dos estudantes matriculados na rede municipal, a serem identificados pela pesquisa.

Todas as escolas e creches receberão formulários com questões sobre escolaridade dos pais ou responsáveis, que serão encaminhados aos familiares dos alunos. Os resultados serão analisados por uma equipe formada pelos departamentos de Ensino Fundamental, Educação Infantil, Assessoria Técnica e Planejamento e Informações. A pesquisa deverá indicar os pais que não estudaram e aqueles que não completaram o ensino fundamental.