O plano de Intiligência Artificial (IA) do Governo do Paraná foi destaque no Google Public Dector Summit, evento que reuniu gestores e especialista em tecnologia do setor público, em Washington, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (28). Representando o Estado, o secretário das Cidades, Guto Silva, apresentou a palestra “A jornada do Paraná para se tornar o primeiro Estado de IA do Brasil”.

Durante a apresentação, o secretário reforçou que o próprio Google reconheceu o plano estadual como “o mais avançado do Brasil”.
“O Paraná é referência no uso de Inteligência Artificial aplicada à gestão pública no país. Já temos mais de cinco aplicações em andamento e a meta é chegar a 30 iniciativas até o próximo ano”, destacou o secretário durante sua participação no evento.
As soluções de IA estão sendo aplicadas na educação do Paraná através de ferramentas que auxiliam professores na correção de redações e alunos na leitura e em processos de recadastramento.
Também estão sendo estudadas aplicações em mobilidade urbana, com sincronização inteligente de semáforos, assim como aplicações da gestão ambiental, com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) Inteligente, que utiliza dados georreferenciados das propriedades rurais para apoiar o planejamento ambiental.
“A educação é a base dessa transformação digital. Estamos preparando nossos jovens para um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e competitivo”, afirmou o secretário.
Durante o evento, o secretário enfatizou que o Paraná busca liderar globalmente o uso da IA na gestão pública, com resultados práticos já reconhecidos. “É motivo de orgulho apresentar o que já está sendo feito e ver outros países interessados em conhecer o nosso modelo de trabalho. O Paraná está no caminho certo, unindo tecnologia e qualidade de vida”, completou.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui