O prefeito de Curitiba Rafael Greca enviou à Câmara Municipal uma proposta para reduzir a tarifa do transporte público durante períodos de menor movimento. O projeto foi protocolado na última sexta-feira (7) e encaminhado para análise da Procuradoria Jurídica nesta quinta-feira (13).
Agora a proposta deve passar por comissões da Casa e definições da Urbanização de Curitiba (Urbs) sobre valores e demanda.
Proposta sugere tarifa de ônibus reduzida
Entre as justificativas da Prefeitura de Curitiba, a redução das tarifas seria para estimular os usuários a utilizarem mais o transporte público em relação ao veículo particular. De acordo com a Urbs, o preço deve ser menor em períodos como das 8h30 às 11h, entre 14h e 17h, e após as 20h.
“É primordial que se estabeleça formas de como fazê-lo, e uma destas é possibilitar que a população possa optar pelo melhor horário de utilização, levando em conta o preço pago pelo serviço de transporte, ou seja, o valor da tarifa”, diz a justificativa
Os novos valores em horários específicos ainda não foram divulgados e precisarão de análise da Urbs para serem definidos. No Brasil, algumas cidades utilizam preços diferenciados em relação a distância.
Atualmente a tarifa urbana de Curitiba custa R$ 4,50 e a circular centro R$ 4,00.