O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou o reinício das obras de unificação no aterro sanitário de Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba.

Vista aérea do aterro sanitário de Fazenda Rio Grande
Vida útil do aterro sanitário se encerraria em março deste ano. (Foto: Divulgação/Estre)

Segundo a Prefeitura de Curitiba, as obras nos dois maciços de resíduos do aterro sanitário serão retomadas nesta terça-feira (4).

Caso essa autorização do Ibama não fosse concedida, a vida útil do aterro sanitário seria encerrada no mês de março.

Na autorização, o Ibama apontou a necessidade do cumprimento de medidas ambientais compensatórias.

Entre as medidas compensatórias que serão tomadas estão a criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e a recuperação e preservação da vegetação de uma área de 52,6 hectares no bioma da Mata Atlântica (espaço cinco vezes maior que a área a ser suprimida para a unificação).

Além disso, a Estre – Estre, empresa que administra o aterro sanitário do Centro de Gerenciamento de Resíduos – CGR Iguaçu, terá que omentar novas atividades de pesquisa e levantamentos de campo sobre a fauna local nas áreas de compensação, e nas áreas remanescentes no entorno do aterro.

“Trabalhamos com muito respeito ao meio ambiente, com muita transparência e credibilidade. Temos que trabalhar cuidando da saúde pública de Curitiba e da região metropolitana”, explicou Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba, o aterro sanitário é responsável por receber o resíduo gerado pelos moradores de Curitiba e dos demais 25 municípios que foram o Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol). Atualmente, cerca de 2.858,17 toneladas de lixo chegam diariamente no local.

O Conresol é formado Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná

Quer receber notícias no seu celular? Então, entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.