Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, usou a rede social X para confirmar a votação do projeto de ampliação de isenção do imposto de renda nesta quarta-feira (1 º). O projeto prevê isenção do IR para quem tem renda mensal de até R$ 5 mil.

hugo motta, da câmara dos deputados
Proposta é a única da pauta desta quarta-feira (1º) (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Em postagem nesta manhã, Motta enalteceu o projeto e disse que sempre foi prioridade na sua presidência. “Hoje é um dia muito importante, inclui o projeto de isenção de Imposto de Renda na pauta de votação. A matéria sempre foi uma prioridade da minha gestão”, escreveu.

“A isenção do Imposto de Renda não é um favor do Estado, é o reconhecimento de um direito, um avanço na justiça social do país, garantindo mais dinheiro no bolso de quem ganha até R$ 5 mil”, acrescentou Motta.

De acordo com o relator da proposta na Câmara, Arthur Lira (PP-AL), há unanimidade em favor da ampliação da isenção, mas divergências sobre as formas de compensação da renúncia tributária. Em almoço com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), na terça-feira (30), Lira disse que analisaria sugestões de emendas, mas que em tese manteria o texto que foi aprovado na comissão especial em julho.