Nesta terça-feira (9), Israel lançou um ataque contra a liderança do Hamas no Catar. Segundo fontes da Reuters, entre os alvos principais estavam líderes do Hamas, incluindo Khalil al-Hayya, seu chefe de Gaza exilado e principal negociador.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condenou as ações, que categorizou como uma “violação flagrante da soberania e da integridade territorial do Catar”. Explosões foram ouvidas em Doha.
O Catar, que tem mediado entre o Hamas e Israel, condenou o ataque “covarde” israelense contra autoridades do Hamas e o classificou como uma flagrante violação do direito internacional.
Duas fontes do Hamas disseram à Reuters que autoridades do Hamas na equipe de negociação de cessar-fogo sobreviveram ao ataque.
Colunas de fumaça preta subiam do posto de gasolina Legtifya, na cidade. Bem ao lado do posto, há um pequeno complexo residencial que tem sido vigiado 24 horas por dia pela guarda emiri do Catar desde o início do conflito em Gaza.
Ambulâncias e pelo menos 15 policiais e carros do governo sem identificação lotaram as ruas ao redor do local da explosão uma hora após o ataque.
Ataque de Israel aos líderes do Hamas
Israel matou vários líderes importantes do Hamas desde que o grupo militante palestino atacou Israel em outubro de 2023, matando 1.200 pessoas e fazendo 251 reféns, segundo dados israelenses.
Israel também lançou ataques aéreos e outras ações militares no Líbano, Síria, Irã e Iêmen durante o conflito em Gaza.
Uma autoridade israelense confirmou à Reuters que Israel realizou um ataque contra líderes do Hamas no Catar. A emissora de televisão Al Jazeera, do Catar, citando uma fonte do Hamas, afirmou que o ataque tinha como alvo negociadores de cessar-fogo do Hamas para Gaza.
O ataque provavelmente representará um golpe sério, senão fatal, nos esforços para alcançar um cessar-fogo, especialmente porque ocorreu no Catar, que sediou várias rodadas de negociações.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.