Brasil - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve prestar depoimento à Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (5), no inquérito que investiga a atuação de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), na articulação com os Estados Unidos contra autoridades brasileiras.

Eduardo passou a ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 26 de maio deste ano. De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), o deputado está nos EUA buscando apoio do governo americano. A intenção seria viabilizar sanções a integrantes do STF, do Ministério Público e da Polícia Federal, para tentar “embaraçar o andamento do julgamento” contra o pai, réu por tentativa de golpe de Estado.
O parlamentar é investigado pelos possíveis crimes de coação no curso do processo penal, obstrução de investigação contra organização criminosa e abolição do Estado Democrático de Direito.
De acordo com a PGR, Bolsonaro declarou ser responsável por custear a permanência de Eduardo nos Estados Unidos e que seria diretamente beneficiado pelas ações do filho.
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, falo sobre o custeio na decisão que autoriza o depoimento de Bolsonaro.
“Determino que a Polícia Federal realize a oitiva de Jair Messias Bolsonaro, para que preste esclarecimentos a respeito dos fatos, dada a circunstância de ser diretamente beneficiado pela conduta descrita e já haver declarado ser o responsável financeiro pela manutenção do sr. Eduardo Bolsonaro em território americano” disse Moraes.
O depoimento está marcado para começar às 15h desta quinta.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.