Joice Hasselmann (PSL-SP), deputada federal e líder do Governo no Congresso Nacional, esteve na Rádio Jovem Pan Curitiba, na noite desta sexta-feira (10), para contar como tem sido seu trabalho pela aprovação da reforma da Previdência e quais as expectativas para a votação.

Caravana da Previdência

A parlamentar – que tem viajado por todo o país com a ‘Caravana da Previdência’ para articular os votos – disse ter certeza que o projeto será aprovado e que seu trabalho é para que ele passe na íntegra, sem alterações. “Eu não tenho dúvida de que a gente vai conseguir aprovar a nova previdência. Isso aí para mim é ponto facultativo, tá certo. A questão é: qual é o tamanho. Então, a luta agora é para aprovarmos uma nova previdência com a espinha dorsal de R$ 1 trilhão. Menos que isso a gente não consegue o que precisa para o país”, declarou.

Joice Hasselmann concedeu a entrevista durante sua visita a Curitiba.
Joice Hasselmann concedeu a entrevista durante sua visita a Curitiba. (Foto: Ric Mais)

Pacto nacional

“Eu tenho conversado inclusive com integrantes de partidos da oposição nessa minha ‘Caravana da Previdência’ que está rodando o Brasil. Porque eu acho que a previdência pede esse elo, que pode fazer com que nós tenhamos um pacto nacional pelo país. Depois a gente volta a brigar, não tem problema. Oposição e governo é isso mesmo. Mas quando a coisa envolve algo que é pelo país inteiro, eu acho que a gente tem que guardar as armas e fazer esse pacto pelo país”, disse Joice Hasselmann.

A deputada ainda confessou que para que as negociações andassem, ela precisou aprender a conversar, articular e priorizar – até mesmo com inimigos – ao invés de ser uma pessoa combativa como era no passado. “A gente tem uma coisa maior hoje do que simplesmente fazer um discurso aguerrido. Que coisa é essa? A reconstrução do Brasil”, pontuou.

Leia também: Bolsonaro lança Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública em Curitiba
Bolsonaro chega em Curitiba e é recebido no Palácio do Iguaçu

Gabinete de inteligência

Ainda com a finalidade de convencer os deputados a votarem junto com o Governo, a deputada idealizou o ‘Gabinete de inteligência da nova Previdência’, que irá funcionar dentro de seu próprio gabinete. “Eu tô inaugurando agora, terça-feira começa de maneira mais efetiva, um ‘Gabinete de inteligência da nova Previdência’ para que técnicos de economia fiquem à disposição de todos os deputados, incluindo do PSL, e para que possam explicar tudo [sobre a reforma]. Qualquer dúvida”.

MP-871

Sobre a aprovação da Medida Provisória 871, que institui um novo programa de revisão de benefícios  já concedidos e muda o sistema de aposentadorias rurais, Joice declarou que se tratou da primeira grande vitória do governo e disse ter “trabalhado como uma leoa” para que o projeto passasse pela comissão. “É o início da nova Previdência. A MP/871 é a MP de antifraude, é a MP que pega os sindicatos, o setor rural. Para você ter uma ideia, é tanta esculhambação que você tem hoje o dobro de pessoas aposentadas na área rural do que existe de população rural”.

Tempo para Jair Bolsonaro

Durante a entrevista, Joice Hasselmann também falou que acredita ser necessário dar tempo ao presidente Jair Bolsonaro e que é preciso que as pessoas deixem de “pegar no pé” do mandatário. “A gente tem que entender que ele [o presidente] também tá começando um jogo novo. Ele foi um parlamentar 28 anos e do bloco do eu sozinho. O partido dele votava A, ele ia lá e falava assim ‘Ah, meu partido votou A, eu voto B’. Ele sempre fez questão de dizer ‘eu sou diferente’ e ‘eu vou atuar sozinho’. Então, ele não foi líder, não foi presidente da Câmara, não tava ali nesse meio de poder conversar e atuar mais com os parlamentares. Agora , ele está atuando em grupo e construindo essa relação. Então, vamos dar um tempinho para o presidente que já, já, a coisa vai estar tinindo”.

Prefeitura de São Paulo

Para finalizar a entrevista, Joice Hasselmann admitiu que poderá sair como candidata à Prefeitura de São Paulo. “Eles estão me colocando nas pesquisas sem eu abrir a boca. Se o povo quiser que eu mude [de deputada para prefeita] eles vão ter que dar uma declaração muito clara porque eu não vou romper meu contrato não. Mas todas as questões na vida estão abertas”, confessou.

A entrevista na íntegra vai ao ar na terça-feira (14), a partir das 7h00, na Rádio Jovem Pan Curitiba. A transmissão do Jornal RIC Mais Notícia é feita também pelo canal do Youtube RIC Mais.

Siga o RIC Mais no Instagram e fique por dentro de todas as novidades!